Concurso SEE PB tem 1.000 vagas previstas para Professores em 2021

Novo concurso SEE PB, Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, pode acontecer em 2021. A oferta será de 1.000 vagas para Professores.

Apesar de ter feito um concurso para o mesmo cargo bem recentemente, a Secretaria de Educação ainda não contemplou todas as demandas existentes na rede estadual de ensino da Paraíba. 

O governador João Azevedo informou no último dia 15 de junho de 2020, em entrevista concedida à TV Arapuan, que, mesmo apesar da situação crítica ocasionada pela pandemia da COVID-19, existe “a expectativa de poder realizar o concurso até o final do ano”.

  • Apostilas para Professor SEECT PB (útimo concurso)
  • Outro fato animador é que o governador assegurou que até o final da sua gestão serão 4 mil novas vagas na Educação (1 mil a cada ano). Se o novo edital for lançado até o final de 2020, significa que sua promessa está parcialmente cumprida.

    O último concurso para a Educação da Paraíba foi regido pelo edital nº 01/2019/SEAD/SEECT e ofertou 1.000 vagas no cargo específico de Professor de Educação Básica 3, integrante da Carreira do Magistério Estadual.

    A organização de todo o evento ficou por conta da empresa AOCP. O concurso foi homologado pela Portaria nº 584/2019, em 29 de novembro de 2019, e teria prazo de validade de seis meses.

    Essa validade foi prorrogada na edição do dia 29 de maio de 2020 do Diário Oficial do Estado. Portanto, o concurso de 2019 se encerrará definitivamente no final de novembro de 2020.

    Concurso SEE PB: vagas por disciplina

    Como ainda não há definição sobre quais serão as áreas do magistério do próximo edital, vamos relembrar quais foram elas no concurso de 2019.

    O edital do concurso da Educação paraibana naquele momento disponibilizou vagas para as disciplinas de:

    • Espanhol (18 vagas);
    • Artes (72 vagas);
    • Biologia (150);
    • Educação Física (68);
    • Filosofia (6);
    • Física (47);
    • Geografia (72);
    • História (78);
    • Língua Inglesa (61);
    • Língua Portuguesa (195);
    • Matemática (199 vagas);
    • Química (28); e
    • Sociologia (6 vagas).
  • Espanhol (18 vagas);
  • Artes (72 vagas);
  • Biologia (150);
  • Educação Física (68);
  • Filosofia (6);
  • Física (47);
  • Geografia (72);
  • História (78);
  • Língua Inglesa (61);
  • Língua Portuguesa (195);
  • Matemática (199 vagas);
  • Química (28); e
  • Sociologia (6 vagas).
  • Concurso SEE PB para Professor: vencimento inicial e inscrição

    O vencimento inicial anunciado no edital de 2019 foi de R$ 2.110,12 para o cumprimento de uma jornada básica de 30 horas semanais.

    As inscrições foram realizadas pelo site da AOCP, ao custo de apenas R$ 39,00.

    Etapas do concurso SEE PB

    Os candidatos devidamente inscritos foram submetidos às seguintes etapas:

    Prova objetiva

    Teve um caráter classificatório e eliminatório, com 50 questões versando sobre Língua Portuguesa, Legislação Básica em Educação, Conhecimentos Pedagógicos e Conhecimentos Específicos, conforme o cargo/área.

    A prova objetiva foi realizada nos municípios sede de cada Gerência Regional de Educação, que são: João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal e Mamanguape.

    Prova de títulos

    Além dos títulos acadêmicos, houve avaliação da experiência profissional, de caráter unicamente classificatório.

    Veja a lista dos títulos que pontuaram:

    • Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor) na área em que for lecionar;
    • Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado (título de mestre) na área em que for lecionar;
    • Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 h/a na área em que for lecionar;
    • Experiência profissional na área do cargo/disciplina a que concorre.
  • Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor) na área em que for lecionar;
  • Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado (título de mestre) na área em que for lecionar;
  • Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 h/a na área em que for lecionar;
  • Experiência profissional na área do cargo/disciplina a que concorre.
  • Conteúdo programático das provas do concurso

    Conteúdos cobrados para todos os cargos de Professor

    Língua Portuguesa:

    • Compreensão e interpretação de textos.
    • Tipologia textual.
    • Ortografia oficial.
    • Acentuação gráfica.
    • Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção (emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
    • Emprego do sinal indicativo de crase.
    • Sintaxe da oração e do período.
    • Emprego dos sinais de pontuação.
    • Concordância nominal e verbal.
    • Regência nominal e verbal.
    • Significação das palavras.
    • Redação de correspondências oficiais.
    • Variação linguística.
    • Semântica.
    • Figuras de linguagem.
  • Compreensão e interpretação de textos.
  • Tipologia textual.
  • Ortografia oficial.
  • Acentuação gráfica.
  • Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção (emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
  • Emprego do sinal indicativo de crase.
  • Sintaxe da oração e do período.
  • Emprego dos sinais de pontuação.
  • Concordância nominal e verbal.
  • Regência nominal e verbal.
  • Significação das palavras.
  • Redação de correspondências oficiais.
  • Variação linguística.
  • Semântica.
  • Figuras de linguagem.
  • Legislação básica em Educação:

    • Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional atualizada, LDB, Lei nº 9.394/1996 e suas alterações.
    • FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), Lei 11.494/2007 e suas alterações.
    • IDEB (Índice de Desenvolvimento Educacional).
    • ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) – Portaria 468 de 03 de abril de 2017.
    • Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
    • Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio.
    • Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
    • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
    • Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/1990 e suas alterações.
  • Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional atualizada, LDB, Lei nº 9.394/1996 e suas alterações.
  • FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), Lei 11.494/2007 e suas alterações.
  • IDEB (Índice de Desenvolvimento Educacional).
  • ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) – Portaria 468 de 03 de abril de 2017.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
  • Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio.
  • Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/1990 e suas alterações.
  • Conhecimentos pedagógicos:

    • Gestão Escolar.
    • Gestão democrática.
    • Instâncias colegiadas.
    • Conselho Escolar.
    • Conselho de Classe.
    • Projeto Político-Pedagógico da Escola.
    • Planejamento e Plano Escolar/Ensino.
    • Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
    • Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
    • Formação Continuada.
    • Educação Inclusiva: Fundamentos, Políticas e Práticas Escolares.
    • Educação e Sociedade.
    • O Papel da Didática na formação do Professor: saberes e competências.
    • Tendências pedagógicas e as abordagens de ensino.
    • Currículo escolar e a construção do conhecimento.
    • Interdisciplinaridade no ensino.
    • Questões atuais de seleção e organização do conhecimento escolar.
    • Métodos de ensino: enfoque teórico e metodológico.
  • Gestão Escolar.
  • Gestão democrática.
  • Instâncias colegiadas.
  • Conselho Escolar.
  • Conselho de Classe.
  • Projeto Político-Pedagógico da Escola.
  • Planejamento e Plano Escolar/Ensino.
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
  • Formação Continuada.
  • Educação Inclusiva: Fundamentos, Políticas e Práticas Escolares.
  • Educação e Sociedade.
  • O Papel da Didática na formação do Professor: saberes e competências.
  • Tendências pedagógicas e as abordagens de ensino.
  • Currículo escolar e a construção do conhecimento.
  • Interdisciplinaridade no ensino.
  • Questões atuais de seleção e organização do conhecimento escolar.
  • Métodos de ensino: enfoque teórico e metodológico.
  • Conteúdos cobrados para cada área/displina

    Os conteúdos específicos para cada área/disciplina podem ser consultados no edital do último concurso, a partir da página 27.

    Com isso, você já tem tudo de que necessita para começar a se planejar para participar desse concurso!

    Dicas para as provas do magistério PB: noções sobre o IDEB

    O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi um programa criado no ano de 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de quantificar a qualidade da educação no Brasil, assim como estabelecer metas para a melhoria da mesma.

    Um erro muito comum é associar o IDEB somente à educação pública, o que não ocorre, pois o índice considera também a educação privada.

    Quais são os objetivos do IDEB?

    O IDEB é o principal índice nacional que possibilita a quantificação da qualidade da educação básica no Brasil.

    Seus principais objetivos são:

    • Monitorar a qualidade da educação básica no país;
    • Propor melhorias no sistema de ensino brasileiro, com base nos resultados obtidos;
    • Estabelecer metas em longo prazo para a melhoria da educação.
  • Monitorar a qualidade da educação básica no país;
  • Propor melhorias no sistema de ensino brasileiro, com base nos resultados obtidos;
  • Estabelecer metas em longo prazo para a melhoria da educação.
  • Naturalmente, o índice IDEB tem grandes variações no país. As metas e as melhorias são diferentes para cada perfil de escola.

    Como é feito o cálculo do IDEB?

    O IDEB oferece resultados sintetizados e facilmente assimiláveis sobre a educação no Brasil.

    O índice varia de 0 a 10, o que permite um panorama realista sobre o tema.

    Os dados colhidos pelo INEP são a partir da Prova Brasil e do Censo Escolar, desta forma, considera os níveis de aprovação e o desempenho escolar dos alunos.

    Observe que se o IDEB considerasse apenas os índices de aprovação sem o desempenho escolar, o índice teria resultados pouco confiáveis e as escolas poderiam aprovar alunos com desempenho insatisfatório somente para aumentar seu índice.

    A Prova Brasil é composta por três exames: a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), a Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica) e Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar).

    Cada uma destas é destinada para os diferentes níveis escolares, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, respectivamente.

    Como consultar o IDEB do meu município ou estado?

    Caso você queira consultar o IDEB do seu município ou estado, basta seguir os seguintes passos:

    • Acessar a página do IDEB no site do INEPui;
    • No item “Consultar por” clique em “município” ou em “estado”;
    • Insira as informações solicitadas;
    • Clique em “Pesquisar”.
  • Acessar a página do IDEB no site do INEPui;
  • No item “Consultar por” clique em “município” ou em “estado”;
  • Insira as informações solicitadas;
  • Clique em “Pesquisar”.
  • Quais são as metas do IDEB?

    As principais metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação são:

    • Até 2022 espera-se que o IDEB do Brasil na educação básica chegue 6,0 (média que corresponde à qualidade da educação de países desenvolvidos);
    • Até 2021 espera-se que o IDEB do Brasil na educação infantil chegue 6,0;
    • Acompanhamento da evolução da educação brasileira ao longo do tempo (feito anualmente).
  • Até 2022 espera-se que o IDEB do Brasil na educação básica chegue 6,0 (média que corresponde à qualidade da educação de países desenvolvidos);
  • Até 2021 espera-se que o IDEB do Brasil na educação infantil chegue 6,0;
  • Acompanhamento da evolução da educação brasileira ao longo do tempo (feito anualmente).
  • Contudo, o IDEB é um importante marco na educação do Brasil, pois considera aspectos importantes da mesma. Além disso, é uma ferramenta que norteia quais são as ações pedagógicas das escolas e também pode ser utilizado como subsídio na elaboração de políticas públicas sobre educação.

  • Saiba mais nas apostilas SEE PB

  • Encontre estes e outros concursos públicos navegando pelo site da Litoral Hoje na seção de empregos.


    Você pode gostar também de