Concurso PRF com mais de 200 vagas de nível médio é encaminhado; veja o que se sabe até agora

Segundo o site citado, a informação consta em um ofício encaminhado pela instituição a Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública.

Nesse documento, destaca-se a necessidade de uma “autorização para a realização de concurso público com o objetivo de prover 235 (duzentas e trinta e cinco) vagas para o cargo de Agente Administrativo, do quadro de pessoal do Plano Especial de Cargos da Polícia Rodoviária Federal”.

Isso, com o objetivo de “preencher os cargos que se encontram vagos na referida carreira, cujo provimento está previsto para ocorrer a partir de janeiro de 2025, caso autorizado o certame”.

Além disso, a PRF ainda reforça que esse encaminhamento deve ser feito até 31 de maio ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A data refere-se ao prazo que todos os órgãos federais têm para protocolar seus pedidos na pasta.

Já se passaram dez anos desde que a PRF realizou o último concurso para agente administrativo. A corporação envia pedidos para a realização do certame anualmente, mas continua sem autorização.

No último concurso, os requisitos mínimos para os inscritos foram ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Na função, os servidores devem executar atividades administrativas, de nível intermediário, relativas às competências legais da Polícia Rodoviária Federal, prestando apoio técnico-administrativo à área finalística da Instituição.

Conforme dados do portal da transparência, hoje, a remuneração para o cargo é de R$ 6.173,31. Este valor é composto pelo vencimento básico, mais gratificação de 100 pontos, mais o reajuste de 9% e o auxílio-alimentação de R$ 658.

O último concurso da PRF para o cargo foi realizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Ao todo, no certame, que foi regionalizado, foram nomeados 477 aprovados. Nesse concurso, o estado com mais convocados foi o Rio Grande do Sul, com 53 nomeações. Na sequência aparecem Santa Catarina, com 42, e Minas Gerais, com 30.

No último concurso, foram 3h30 de prova. Ao todo, eram 60 questões dos seguintes temas:

24 questões de Conhecimentos Básicos:

36 questões de Conhecimentos Específicos:

Cada questão da parte Específica valia 1,5 ponto, enquanto as de Conhecimentos Básicos, os itens de Língua Portuguesa contabilizavam dois pontos e os das demais disciplinas um ponto.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de