Unidades de especialidades médicas de Caraguatatuba promovem ações durante ‘Novembro Azul’

As unidades de especialidades médicas de Caraguatatuba também irão promover, em alusão ao ‘Novembro Azul’, ações para reforçar a importância dos cuidados com a saúde do homem.

A programação dessas ações inclui palestras e encontros com profissionais da rede de Saúde. O ‘Novembro Azul’ é voltado, principalmente, para o combate ao câncer de próstata e muito importante, já que esse é o tipo mais comum entre os homens. A única maneira de cura é o diagnóstico precoce.

Neste mês, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) vai solicitar o antígeno prostático específico PSA – exame que auxilia na prevenção do câncer de próstata – para homens acima de 40 anos.

A solicitação será feita apenas para pacientes que são acompanhados pela unidade ou que realizarem testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis e que já possuem histórico de câncer de próstata na família.

Também serão encaminhados para a coleta do PSA os pacientes que têm acima de 45 anos.

Voltada a seus pacientes, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) promove uma palestra para abordar os cuidados relacionados à saúde do homem e câncer de próstata. A palestra será no próximo dia 18 de novembro, em dois horários: 10h e 14h.

Embora seja uma unidade especifica para atendimento de mulheres, o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher) vai ofertar a palestra com o tema ‘Cuidar da saúde também é coisa de homem!’, dia 19, às 8h, para os homens que participam do planejamento familiar na unidade.

No mesmo dia, após a palestra, os homens serão atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeira, psicóloga e assistente social. Ao lado de suas respectivas esposas, eles poderão tirar dúvidas em relação à sua saúde.

Outras ações

Vale ressaltar que a rede de Atenção Básica, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), também promove ações durante o mês de novembro. O cronograma completo, com as atividades de todas as 11 unidades de saúde, pode ser conferido, clicando aqui.

Para não perder a oportunidade de participar das ações, compareça à UBS mais próxima de sua residência. Elas serão realizadas até o fim deste mês.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de