Caraguatatuba firma parceria com empresa e recebe 30 lixeiras recicláveis
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), firmou parceria com o Mercado Jovem Agência Heineken para um projeto de atenção e promoção ao meio ambiente de conscientização pública denominado ‘Verão no Clima 2021’, onde inclui diversas atividades de defesa ambiental no litoral do Estado de São Paulo.

#PraCegoVer: Lixeira de ferro instalada em vegetação da praça. Na parte superior está escrito Coleta Seletiva e as cores azul, vermelho, verde e amarelo (Foto: Luis Gava/PMC)
Caraguatatuba fez adesão ao projeto e foi contemplada com a doação de 30 lixeiras recicláveis de diversos tamanhos, sendo uma no modelo Container, que ficará instalada na Praça do Pontal Santamarina; 15 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária), com capacidade de 240 litros e 14 POP 10, capacidade de 10 litros, implantadas em todas as regiões da cidade, em pontos estratégicos.
A instalação dos equipamentos começou nesta quarta-feira (10) na Praça da Prainha e seguirá por toda cidade. A previsão é que até sexta-feira (12) todas as lixeiras sejam instaladas.
Durante as instalações e na próxima semana, a equipe da SMAAP fará abordagens de educação ambiental com os moradores locais para conscientizar sobre o uso correto das lixeiras e, para caso de danos com os equipamentos, entrar em contato com a Secretaria no telefone: (12) 3897-2530.
As lixeiras serão usadas para separação dos resíduos e materiais recicláveis que, posteriormente, serão recolhidos pela Coleta Seletiva e encaminhados às cooperativas.
Os equipamentos foram distribuídos em pontos turísticos, onde há alta concentração de pessoas e de veraneio; pontos estratégicos em locais demarcados pelos técnicos da SMAAP; em praias e orla e em praças de domínio público, com área verde.
Segundo a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, a expectativa é que os novos coletores incentivem a população e os turistas para o descarte consciente, através da separação dos materiais recicláveis.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba