Temporais no Rio Grande do Sul deixam 2 mortos; mais de 200 abandonam casas

Dois homens morreram no município de Paverama, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, em decorrência das fortes chuvas que atingem o Estado. As vítimas estavam em um carro que foi arrastado pela enchente, na segunda-feira 29. Mais de 200 pessoas precisaram abandonar suas casas por causa das precipitações.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Segundo informações da Prefeitura de Paverama, a primeira vítima, identificada como Delmar Waldomiro Sander, de 69 anos, foi localizada ainda na segunda-feira, por volta das 23h. Já o outro ocupante do carro foi encontrado pela Secretaria de Obras e pelo Corpo de Bombeiros de Teutônia nesta terça-feira, 30. A identidade do homem ainda não foi divulgada.

Nesta terça-feira, a Defesa Civil emitiu um alerta para precipitações intensas, ventos fortes, descargas elétricas, risco de granizo e alagamentos, válido até às 17h. Pelo Twitter/X, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também alertou a população. 

“Como alertamos, a chuva avança e se intensifica por todo o RS”, disse. “Já temos alagamentos em algumas regiões e nossas forças de segurança estão atuando em resgates e apoio à população. Nesse momento, o mais importante é evitar risco e se proteger. Emergências: ligue 190 e 193.”

Eduardo Leite também disse ter conversado com o ministro da Defesa, José Múcio, e com o Comandante Militar do Sul, general Hertz, para ver a “disponibilização de efetivo, embarcações e helicópteros para regiões mais afetadas.”

“O apoio das Forças Armadas, somando com nossa Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada, será essencial nesse momento crítico”, acrescentou o governador. 

Conversei com o Min Defesa e com o Comandante Militar do Sul para disponibilização de efetivo, embarcações e helicópteros para regiões mais afetadas pela chuva. O apoio das Forças Armadas, somando com nossa Def Civil, Bombeiros e Brigada, será essencial nesse momento crítico.

O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, também se pronunciou sobre as fortes precipitações que atingem o Rio Grande do Sul.

“Infelizmente, o Rio Grande do Sul foi mais uma vez afetado pelas fortes chuvas. Sob orientação do Presidente Lula, estamos articulados com o governo do estado e com as prefeituras para dar uma resposta rápida que garanta o abrigo e a segurança do povo gaúcho”, declarou em seu perfil oficial no Twitter/X. 

Infelizmente, o Rio Grande do Sul foi mais uma vez afetado pelas fortes chuvas. Sob orientação do Presidente Lula, estamos articulados com o governo do estado e com as prefeituras para dar uma resposta rápida que garanta o abrigo e a segurança do povo gaúcho.

Contem comigo e com… pic.twitter.com/aLi1vFX1MZ

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de