Rotaract Club de Ilhabela e Prefeitura iniciam ação ambiental inédita na cidade

O Rotaract Club de Ilhabela com apoio da Prefeitura de Ilhabela, deu início no último final de semana ao projeto Voçoroca Verde, que visa a recuperação ambiental da voçoroca localizada no Alto da Barra Velha.

Foi realizado o plantio de mais de 70 espécies pioneiras e nativas na área da voçoroca, para impedir o processo erosivo no local. A expectativa é que em três meses o projeto esteja executado.

A ação é realizada pelos jovens do Rotaract Club de Ilhabela com apoio da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Urbanos e Viveiro Municipal, além do Interact Club Ilhabela e Rotary Club Ilhabela.

O que é Voçoroca

Alguma vez você já deve ter percebido algum grande buraco no solo. Esse tipo de abertura na terra é chamada de voçoroca e está longe de ser um buraco qualquer. Ela é um dos tipos de erosão pluvial gerada pelo desmatamento da vegetação na área em questão. Sem a vegetação em volta, a queda das gotículas de água, vindas principalmente da chuva, provoca um movimento de massa no solo.

Com o tempo, o impacto dessas gotículas da água da chuva desagrega o solo e, assim, os sedimentos são transportados a outro lugar. Dessa forma, durante o período chuvoso, todo o impacto da água recebido pelo solo pode gerar uma corrente de água que, se for sucessiva, se desenvolve ao nível de uma voçoroca.

Ela é considerada um grave desequilíbrio no meio ambiente, podendo chegar a metros de comprimento e profundidade, com o perigo de atingir o lençol freático.


Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Você pode gostar também de