Praia Grande realiza I Seminário da Educação Inclusiva

A retomada das aulas presenciais, após período mais crítico da pandemia causada pelo Covid-19, trouxe consigo uma série de consequências. Uma delas diz respeito ao aumento do número de laudos de alunos público-alvo da Educação Especial. Com objetivo de abrir espaços para a discussão do tema e aprimorar a qualidade dos profissionais responsáveis por este atendimento, a Prefeitura de Praia Grande realiza o I Seminário de Educação Inclusiva.

O evento ocorre na próxima semana, de terça a quinta-feira (5 a 7), e ficará sob o comando da Secretaria de Educação (Seduc). As atividades serão realizadas de forma alternadas entre o Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA), no Boqueirão. Em cada dia, a palestra será direcionada para um público diferente, entretanto, que lidam com alunos da Educação Especial.

Com a realização do I Seminário de Educação Inclusiva, a Seduc desenvolve mais uma ação com a finalidade de investir na modernização dos processos para aprimorar o atendimento destes alunos. Desta forma, a pasta municipal assegura o acesso e permanência dos estudantes em uma escola pública qualificada e que promove uma aprendizagem significativa sem distinções, de forma correta e inclusiva.

As palestras são voltadas para funcionários da Secretaria de Educação que trabalham diretamente com o público-alvo da Educação Especial sem com ênfase nas oportunidades formativas que contemplem os processos científicos da educação. Desta forma, participam de um dos três momentos integrantes das equipes técnicas das escolas municipais, docentes e profissionais de apoio escolar.

Confira abaixo o tema e o público-alvo de cada palestra, bem como local e horários a serem realizadas:

Data – Terça-feira (5), às 9 e as 14 horas
Local – Auditório Jornalista Roberto Marinho
Palestra – Políticas Afirmativas e Direitos Humanos
Palestrante – Profª Cristina Mayuki Hashizume
Público-alvo – Equipe gestora das Escolas (às 9hs, diretores e assistentes de direção; às 14 hs, pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs)

Data – Quarta-feira (6), às 9 e as 14 horas
Local – Teatro Serafim Gonzalez, no PDA
Palestra – Manejo de Comportamentos no Ambiente Escolar
Palestrante – Psicóloga Aline Pires Rodrigues
Público-alvo – Profissionais de Apoio Escolar Atuantes em Plano de Ação (Atendentes de Educação e Educadores de Desenvolvimento Infanto-Juvenil (EDIJs)).

Data – Quinta-feira (5), às 9 e as 14 horas
Local – Auditório Jornalista Roberto Marinho
Palestra – Tecnologias Assistivas, Comunicação Alternativa e Desenho Universal
Palestrante – Profª Luciana Pereira
Público-alvo – Representantes dos Docentes das Unidades Escolares e Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Endereços – O Auditório Jornalista Roberto Marinho está localizado na Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim. Já o Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, no Boqueirão.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de