PRF apreende cerca de 50 kg de agrotóxico sendo transportado irregularmente

Na tarde desta segunda-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal do Tocantins (PRF/TO) apreendeu 50,2 kg de produto agrotóxico sendo transportado irregularmente no município de Guaraí/TO.

Por volta das 14 horas e 00 minutos, foi abordado no KM 332 da BR 153, um ônibus de passageiros Volvo/Mpolo Paradiso DD de cor branca, de origem Goiânia/GO e destino final sendo Marabá/PA. 

No momento da abordagem, a equipe solicitou aos condutores que abrissem o compartimento de cargas do veículo, onde foi localizada 2 (duas) malas grandes, que continham um pó branco, granulado, a granel e sem embalagem. 

Os policiais verificaram os bilhetes de bagagens, que relacionavam as malas encontradas com um nacional do sexo masculino que estava no ônibus. 

Ao ser questionado, o homem informou que tratava-se de defensivo agrícola do tipo Benzoato de Emamectina, um inseticida que atua no controle de larvas de lepidópteros (lagartas), que havia embarcado a mando de um primo seu e que o estaria transportando até a cidade Caxias/MA, onde iria trabalhar na lavoura de soja de outro parente.

O passageiro não apresentou nenhum tipo de aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou do órgão do Executivo Federal para poderem ser consumidos no Brasil, nem notas emanadas de órgãos fiscais nacionais.  

Diante das informações obtidas, foi constatada a princípio o crime de produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas 

O produto apreendido e o homem foram encaminhados à Polícia Civil do município onde receberão a destinação legal cabível.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Policia Rodoviária Federal

Você pode gostar também de