PCPR promove palestra de capacitação para atendimento a autistas em Matinhos

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (Onda Autismo), promoveu uma palestra de capacitação para atendimento a autistas, nesta quinta-feira (20), na Delegacia Cidadã em Matinhos. A ação faz parte da instrução continuada de Instituição Amiga da Pessoa Autista.

A iniciativa teve como objetivo de levar informação aos servidores sobre como realizar um atendimento humanizado para autistas e para a família.

O delegado da PCPR, Thiago Fachel, enfatiza a oportunidade dos servidores de terem acesso à capacitação. Vinte servidores participaram da instrução. 

“A palestra serviu para aprimorar o atendimento ao público e a abordagem policial, possibilitando o reconhecimento das características das pessoas autistas e a humanização deste processo. Foram ensinadas técnicas para atendimento inclusivo, respeitoso e moderno. A delegacia de Matinhos, a partir de agora, passará por adaptações para melhor acolher a população”, afirma Fachel.

O conhecimento ministrado proporciona aos servidores o entendimento da necessidade de trazer acolhimento as pessoas autistas e familiares. A palestrante, mãe de autista, advogada e conselheira estadual da Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (Onda Autismo), Aline Milanez, abordou Transtorno Espectro Autista (TEA), os termos adequados para o tratamento e os direitos.

Além disso, reforçou que a pessoa autista, para todos os efeitos legais, é considerada uma pessoa com deficiência e, devido a isso, tem o atendimento de forma prioritária.

“É de suma importância buscarmos o atendimento de qualidade à comunidade paranaense. A Polícia Civil, juntamente com a Onda autista, vem realizando essa capacitação, que se dá desde o atendimento em delegacias, até em abordagem de pessoas com transtorno do espectro autista, sempre buscando preservar as integridades físicas e psicológicas de todos envolvidos em qualquer tipo de situação”, afirma.

A capacitação ainda alinha procedimentos operacionais e minimiza a possibilidade de incidentes indesejados durante os atendimentos e abordagens. 

INSTITUIÇÃO AMIGA DA PESSOA AUTISTA – A PCPR possui o selo “Instituição Amiga da Pessoa Autista”, certificação entregue pela Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (Onda Autismo) para as instituições que possuem atendimento de maneira inclusiva. 

A parceria entre a PCPR e a Onda Autismo iniciou em maio de 2023. Desde então foram ministradas capacitações abordando temas como características gerais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), convivência, questões neurodivergentes, garantias de direitos, termos adequados para o tratamento e como realizar um atendimento humanizado para autistas e para a família. 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Polícia Civil de Paraná

Você pode gostar também de