Hackers roubam documentos secretos das Forças Armadas de Portugal

Invasão foi descoberta pelo Serviço de Informações dos EUA e classificada de ‘extrema gravidade’

As Forças Armadas de Portugal foram alvo de um ataque cibernético “sem precedentes” que teve como resultado o roubo de documentos secretos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O Ministério Público abriu um inquérito para acompanhar as investigações, informou a Procuradoria-Geral da República, nesta terça-feira, 13. Serão apurados os crimes de espionagem, violação do segredo de Estado e acesso ilegítimo e indevido ao sistema de informática do Ministério da Defesa.

governo português soube da invasão depois que foi informado por agentes do Serviço de Informações dos Estados Unidos, por meio da embaixada norte-americana, em Lisboa. O caso foi classificado como de “extrema gravidade”.

Os agentes detectaram que centenas de documentos “confidenciais” enviados pela Otan a Portugal estavam à venda na darkweb — uma rede de troca de dados operada por hackers.

A Otan exigiu do governo português explicações e garantias sobre o vazamento das informações. Representantes da Divisão de Inteligência e do Gabinete Nacional de Segurança (GNS) deverão ir à Bélgica para uma reunião com o alto comando da organização.

De acordo com o jornal português Diário de Notícias, os peritos do GNS fizeram um rastreio de todo o sistema de comunicações interno das Forças Armadas.

Na primeira averiguação, eles identificaram os computadores do Centro de Informações e Segurança Militares, das Forças Armadas, de onde os documentos foram extraídos. Os peritos constataram que foram quebradas regras de segurança para transmissão das informações.

“Foi um ataque cibernético prolongado e indetectável, através de robôs programados para detectar esse tipo de documento, que depois foi sendo retirado em várias fases”, explicou uma dessas fontes ouvidas pelo jornal.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de