Santos integra roteiro histórico-cultural Caminhos da Independência

Rosangela Menezes

A importância de Santos no cenário nacional e a participação decisiva de José Bonifácio de Andada e Silva e de seus irmãos para a Independência do Brasil, em 1822, foram ressaltadas neste domingo (4), em mais uma etapa do Percorrido Histórico-Cultural Caminhos da Independência, que reuniu cerca de 100 participantes em visita a equipamentos do patrimônio local.

Visitantes são recebidos pelo Zé Corneteiro na Casa do Trem Bélico, mais antigo prédio público da Cidade

Procedentes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, São Paulo, Portugal, Uruguai e Paraguai, os visitantes chegaram na sexta-feira (2) ao Vale do Paraíba, iniciando o roteiro de cinco dias à região, que percorreu os caminhos do príncipe regente dom Pedro, na viagem que culminou com o Grito de Independência do Brasil. O grupo esteve também em São Vicente e neste domingo seguiu para conhecer a Calçada de Lorena, em Cubatão, considerada a maior obra de engenharia civil da época, antes de chegar à Capital para diferentes atividades.

Eles participam também do Seminário Internacional Comemorativo e da Maratona Cultural Dom Pedro de Alcântara, que, assim como o percorrido histórico-cultural, marcam a passagem dos 200 anos da Independência. A extensa programação elaborada pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (Ighmb), no âmbito do Projeto 2022 – Brasil 200 Anos da Independência, foi aberta em março com palestra e prossegue até novembro, com a realização do 31º Colóquio de História Militar.

VISITA

Coube ao Zé Corneteiro, personagem criado pelo monitor Miguel Escandon, recepcionar o grupo na Casa do Trem Bélico, junto à vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, o presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Luiz Guimarães, e a coordenadora de Museus e Galerias da Secretaria de Cultura, Maria Inês Rangel. O personagem alertou os visitantes de que iriam “pisar em solo sagrago de nossa história”

.

Personagem Zé Corneteiro recebe os participantes do circuito comemorativo à Independência

A vice-prefeita agradeceu a passagem da comitiva por Santos e ressaltou o empenho da Administração em preservar a história local. “Conseguimos restaurar a Casa do Trem Bélico durante a pandemia e no dia 7 vamos inaugurar o Memorial José Bonifácio”, comentou, ressaltando que “o gestor público tem obrigação de preservar a história”.

A vice-prefeita Renata Bravo falou sobre restauração de equipamentos importantes como a Casa do Trem, o Outeiro e a futura entrega do Memorial José Bonifácio

Considerada a maior obra de engenharia militar do Estado de São Paulo, a Casa do Trem Bélico é a única edificação colonial-militar do gênero no País, com as características setecentistas portuguesas originais e o mais antigo prédio público da Cidade. Construída entre 1640 e 1656 para abrigar equipamentos de proteção da então Vila de Santos, o prédio recebeu a visita de José Bonifácio e de Dom Pedro I, às 16h do dia 5 de setembro de 1922, de acordo com registros históricos.

Na sequência, o grupo de visitantes se dirigiu ao Outeiro de Santa Catarina, marco da fundação do povoado de Santos, e depois ao Museu do Café e à orla para conhecer o local do antigo Forte Augusto (hoje Museu de Pesca), a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande e a perimetral do Porto de Santos. A visita se estendeu à Fortaleza de Itaipu e à Calçada de Lorena, antes da ida para São Paulo.

Grupo de visitantes reunido no pátio do Outeiro, onde ocorre exposição sobre personalidades da Independência

PROGRAMAÇÃO

De acordo com o general de brigada Marcio Bettega Bergo, o projeto para a programação comemorativa dos 200 anos da Independência, elaborada pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, começou há um ano e possui quatro eixos: parte acadêmica, com palestras e lançamento de publicações e livros; cultura, com a realização do Seminário Internacional e salão de artes pela internet; apresentações envolvendo entidades sociais, e roteiro histórico-cultural pelos caminhos trilhados por dom Pedro em Minas Gerais e São Paulo, entre 28 de junho e 6 de setembro. “Estamos respirando história”, comentou.

A programação comemorativa recebeu o apoio do Clube Militar, Departamento de Cultura do Exército, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, entre outras instituições.  

 

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de