Veja a lista com os 10 países preferidos dos brasileiros para trabalhar no exterior

Atualmente, são muitos os brasileiros que sonham em atuar no exterior. Todavia, é importante destacar que esse número é menor do que o relatado antes da pandemia. Isso é o que diz o estudo “Decodificando o Talento Global 2024”, da consultoria Boston Consulting Group (BCG).

Conforme o levantamento, hoje, 16% dos trabalhadores expressam sua vontade de deixar o país. Este percentual é menor do que o registrado em 2020 (70%) e em 2018 (33%). Segundo o BCG, para se chegar a esse número, foram ouvidos 5.539 profissionais do Brasil em 2023, a maioria com idades entre 20 e 45 anos e 53% mulheres.

Entre aquelas pessoas que desejam sair do Brasil e trabalhar fora, Portugal é o destino mais visado. Em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, Santino Lacanna, sócio e líder da prática de pessoas e organizações do BCG no Brasil, destaca que essa preferência não é por acaso.

Segundo ele, um dos fatores que mais pesam na hora de escolher Portugal é o idioma. Além disso, para corroborar com sua opinião, ele relata que, dos entrevistados para a pesquisa, 34% confessaram que a língua estrangeira é, de fato, uma barreira para trabalhar em outro país.

Depois de Portugal, o país preferido dos brasileiros é os Estados Unidos, que ultrapassou o Canadá, que até antes da pandemia, era o segundo país mais procurado por brasileiros que desejam deixar sua terra natal.

Na lista dos dez principais, a surpresa fica por conta da Argentina, que apesar da crise econômica que vive, ainda é o nono país entre os destinos mais visados dos brasileiros. Veja o ranking:

Em 2020, a lista era ligeiramente diferente. Nesse sentido, à época, já era possível notar a preferência por Portugal, todavia, existiam outros países na lista, como Angola, que era o terceiro país no ranking, Moçambique e Holanda, que apareciam em nono e décimo lugar, respectivamente.

No levantamento, também foi perguntado aos entrevistados sobre a disponibilidade do brasileiro de trabalhar, no Brasil, para uma empresa do exterior, de forma remota.

Conforme o estudo, dos ouvidos, 78% estavam disponíveis para esse formato de trabalho. O percentual é menor do que o relatado em 2020. Na ocasião, eram 82% dos entrevistados dispostos a trabalhar home office para empresas de fora do Brasil.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de