Vítima de ‘golpe da mala com cocaína’ em Guarulhos pensou que ligação da Polícia Federal era trote

O brasileiro Lucas Pereira Lopes, vítima do golpe da mala em Guarulhos, se surpreendeu ao receber uma ligação da Polícia Federal (PF). Ao atender à chamada, foi informado de que sua bagagem, em Brasília, tinha 21 kg de cocaína. Ele não passou sequer pela capital federal, conforme relatou ao programa Fantástico, da TV Globo, no domingo 29.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Gerente de ciência de dados, Lucas inicialmente pensou se tratar de um trote. Contudo, logo percebeu a gravidade da situação. A mala desaparecida em Guarulhos durante sua viagem à África do Sul só chegou ao seu hotel dois dias depois, o que o fez suspeitar inicialmente de um extravio comum.

“Apareceu uma fotinha da Polícia Federal”, contou ao Fantástico. “Falei: ‘É trote’. Tinha 21 quilos de cocaína na minha mala, encontrada em Brasília. Então, nem passei por Brasília.”

A investigação resultou na prisão de quatro suspeitos, na última quarta-feira, 24. Todos são envolvidos em um esquema de envio de drogas para o exterior por meio da troca de etiquetas de bagagem de viajantes.

Polícia desmantelou ação criminosa em Guarulhos

A ação criminosa foi desmantelada depois de identificação do caso de Lucas Pereira Lopes, que acabou sendo inocentado da acusação de tráfico de drogas.

Diante do ocorrido, o Aeroporto de Guarulhos informou ter ampliado o sistema de monitoramento com câmeras de alta resolução nos pátios e acessos, além de implementar a identificação individualizada para o sistema de bagagens.

Leia mais: “Receita Federal aprende 1,3 tonelada de cocaína no Porto do Rio; droga é avaliada em R$ 330 milhões”

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) relatou que um estudo recente indicou medidas para reforçar a segurança no aeroporto, com cobranças do Ministério de Portos e Aeroportos por uma fiscalização eficiente do monitoramento das câmeras.

O Aeroporto de Guarulhos informou possuir cerca de 4 mil câmeras de segurança, sendo mil delas instaladas nos últimos dois anos. O objetivo é aprimorar a vigilância e prevenir situações semelhantes no futuro.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de