Revitalização de 12 escadarias garante mais segurança em morro de Santos

Com a reformulação de 12 escadarias em andamento, os moradores vão garantindo mais segurança no Morro do Saboó. O projeto da Prefeitura de Santos garante acessos mais seguros, com degraus padronizados, corrimãos em aço galvanizado, pintura, lixeiras, novo sistema de drenagem, pavimentação e outras melhorias.

Antes e Depois – Escadaria da Rua Cruz de Malta

Nas ruas Caminho Central, do Engenho e Maria Mercedes Féa (Travessa 1), as escadarias já contam com nova pavimentação e rede de drenagem, que envolve a ampliação da rede de captação de águas pluviais de toda extensão das escadarias, com assentamento de tubulações condizentes para receber grandes volumes e criação de caixas de captação.

O projeto também prevê construção de bocas de lobo e assentamento de grelhas no sentido transversal da via, medida que melhora a captação de água que corre superficialmente pelo centro.

Antes e Depois – Escadaria da Rua Grande

Já as ruas da Fonte (Escadaria Rua da Fonte), Grande, Cruz de Malta e a Escadaria Viela de Ligação, entre os caminhos Presidente Vargas e das Pedras (Caminho das Pedras 2), estão com as redes de drenagem e escadarias em fase de finalização.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pela supervisão das obras, os serviços foram iniciados na Rua Santo Américo, também conhecida como Escadaria Rua São Marcelo.

Antes e Depois – Escadaria da Rua da Fonte

Também serão beneficiadas a Rua São João (Rua Santa Joana D’Arc) e os caminhos Pedras 1 e Presidente Vargas (Escadaria Bom Prato). O Caminho Central, já com a drenagem concluída, receberá serviços de pavimentação.

Os serviços envolvem ainda limpeza e regularização de terreno para promover 230,45m² de ajardinamento, com plantio de arbustos de moreia, azaleia e primavera, e de forração de lírio amarelo e de grama amendoim e de lambari roxo.

INVESTIMENTO

As obras no Morro do Saboó representam um investimento de R$ 10.909.419,21, recursos do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do Governo do Estado, via Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), e do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), do Governo Federal, voltado ao setor público.

 

Esta iniciativa contempla os itens 9, 10 e 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de