Revitalização da Avenida Pinheiro Machado, em Santos, é concluída no primeiro trecho

​A construção de calçadas acessíveis e o assentamento de guias e sarjetas no trecho da Avenida Pinheiro Machado entre as ruas Antônio Bento de Amorim e Delfino Stokler de Lima, sentido Centro-Praia, no Marapé, foi concluída na quarta-feira (18).

Trata-se do primeiro segmento, identificado como trecho 8, do projeto da Prefeitura de revitalização dos 2.240m da Pinheiro Machado, iniciado em agosto, que envolve melhorias no sistema de drenagem; construção de guias, sarjetas e de passeios no padrão Calçada para Todos, além de recomposições pontuais da ciclovia, taludes e muretas do canal. 

Para agilizar os serviços e minimizar os impactos, a avenida foi dividida em 16 trechos, entre os cruzamentos semaforizados e, em quatro deles, as obras ocorrerão em duas frentes. A separação de trechos tem a preocupação de não interditar dois pontos de ônibus consecutivos.

PRIMEIRO TRECHO

De acordo com Daniel Lugaresi, técnico de obras da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pelo acompanhamento dos trabalhos, o trecho 8 recebeu 260m de novas guias e sarjetas, e passeios acessíveis nessa mesma metragem linear, totalizando 260m².

Ele lembra que os serviços se completarão com a renovação asfáltica e acabamentos gerais. “Isso será feito junto com o trecho 9, a ser finalizado nos próximos dias”, afirmou. 

O trecho 9 situa-se entre as avenidas Presidente Wilson e Floriano Peixoto, sentido praia-Centro. Já o segmento 1, nessa mesma área, mas no sentido inverso (Centro-Praia), foi antecipado e terá início ainda este mês junto à área predial, conforme adiantou Lugaresi.

ETAPAS

A etapa seguinte do projeto envolverá os trechos da Pinheiro Machado entre as ruas Ana Nery e Antônio Bento de Amorim, sentido Centro-praia (trecho 7), e entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério, sentido praia-Centro (10).

​Na fase posterior, serão contemplados os segmentos entre as ruas Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral (Centro-praia, 6), e Francisco Glicério e João Caetano (praia-Centro, 11). Depois, o trecho entre as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça (5), sentido Centro-praia.

​O segmento subsequente envolve a área entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério (Centro-praia, 2), seguindo-se os trechos entre as vias Francisco Glicério e João Caetano (Centro-praia, 3), e as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça (sentido praia-Centro, 13).

Depois, serão atendidos os trechos 16, entre as ruas Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima; 14, entre as ruas Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral, e 15, entre as ruas Álvares Cabral e Antônio Bento de Amorim, todos no sentido praia-Centro.

O projeto se completa com atendimento entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes (Centro-praia, trecho 4) e o segmento entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes (praia-Centro,12).

INVESTIMENTO 

Com prazo contratual de 22 meses, a expirar no primeiro semestre de 2025, as obras estão a cargo da Terracom, vencedora da concorrência pública.

O investimento é de R$ 27.967.343,37, sendo R$ 22.621.945,96 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual (antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional) e o restante, do orçamento municipal.

Esta iniciativa contempla os itens 9, 10 e 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros artigos dos ODS.

 

0

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de