Evento na Bahia apresenta tecnologia que salva vidas na indústria de Petróleo e Gás

Bahia Oil&Gas Energy destaca dispositivo que agiliza em 30% a evacuação em áreas de risco

Nas últimas duas décadas, a indústria de petróleo e gás na Bahia registrou pelo menos quatro graves acidentes, com sérios danos ambientais e até mortes. O mais recente ocorreu em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, em 2021, e ainda está presente na memória da comunidade. Mostrar como a tecnologia pode salvar vidas nessa atividade de grande risco é uma das atrações da Bahia Oil&Gas Energy, que ocorre de 20 a 24 de maio na capital baiana.

O evento atrai profissionais do cenário nacional e internacional, com foco em temas relevantes das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e integração energética.

Na Arena Inovação do evento, a startup baiana Trackfy terá um estande demonstrando uma solução tecnológica que agiliza a identificação de sinistros e acelera a evacuação em áreas de risco. Túlio Cerviño, co-fundador e CEO da empresa, ministrará uma palestra apresentando histórias de sucesso no uso da tecnologia para salvar vidas. Dados comprovam que ela pode reduzir em 30% o tempo de evacuação de uma área afetada por incidente. Além disso, a eficiência na resposta pode gerar economias de até R$ 2 milhões, evitando consequências graves dessas ocorrências.

A solução consiste em um dispositivo acoplado em capacetes e crachás dos funcionários de plantas industriais ou canteiros de obras. Esse dispositivo emite, em tempo real, dados e informações para uma plataforma em nuvem. Utilizando recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos, os gestores têm uma análise online da localização e situação dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Ao primeiro sinal de acidente ou outro evento, decisões podem ser tomadas imediatamente. A solução permite identificar quando trabalhadores estão em zonas de risco ou afetadas por sinistros, possibilitando a evacuação e qualquer outra medida necessária, como socorro, antes que o pior aconteça, explica Cerviño.

“Abordaremos na Bahia Oil&Gas Energy casos que comprovam a melhoria da segurança e da produtividade na indústria de petróleo e gás. Além da palestra, estaremos com um estande na Arena Inovação, explicando nossa solução e detalhando esses casos,” destaca o CEO da Trackfy.

A startup já fornece essa inovação para grandes empresas de polos fabris, tanto na Bahia quanto em São Paulo (Cubatão e Mauá). Essas corporações atuam nos setores químico, petroquímico, siderurgia, mineração e construção civil.

O CEO da Trackfy reitera que a solução tem como finalidade exclusiva a gestão operacional de canteiros e plantas. Todos os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da legislação trabalhista são rigorosamente respeitados. “Nossa solução está alinhada a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU,” sublinha Cerviño.

A Bahia Oil&Gas Energy acontece no Centro de Convenções de Salvador e deve reunir mais de 10 mil participantes, 200 estandes, representantes de 15 países e cinco segmentos da cadeia produtiva de óleo e gás.

Com a presença de líderes e especialistas do setor, o evento se destaca como uma plataforma crucial para discutir e apresentar inovações tecnológicas que podem transformar a segurança e eficiência na indústria de petróleo e gás. A participação de startups como a Trackfy evidencia o papel vital da tecnologia na evolução deste setor, especialmente em áreas críticas como a segurança e a gestão de riscos.

O foco na tecnologia como ferramenta para salvar vidas e melhorar a eficiência operacional reafirma a importância de eventos como o Bahia Oil&Gas Energy para o futuro da indústria de petróleo e gás. Ao destacar inovações e promover a troca de conhecimentos, o evento contribui para um ambiente industrial mais seguro e sustentável.

Acidentes de grande repercussão na indústria de óleo e gás na Bahia:

Fonte: Ministério Público do Trabalho e Portal Ambiente Brasil.

SOBRE A TRACKFY

Fundada em 2020 em Salvador, a Trackfy expandiu sua presença para São Paulo. Entre 2021 e 2023, dobrou seu faturamento anualmente. O objetivo é seguir nesse ritmo de crescimento e alcançar R$ 1 milhão em receitas mensais. Mais informações em https://trackfyapp.com/index.

SERVIÇO

Fonte:


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de