Plenária da Saúde em Santos define prioridades e elege delegados para eventos do setor

Aumentar a participação do SUS no financiamento das políticas na Rede de Atenção à Saúde (RAS), em especial na Rede de Atenção Primária e Rede de Urgência e Emergência, e reformular o sistema de regulação de vagas com a implantação de um portal da transparência para dar publicidade à lista de espera de consultas e exames. Essas foram duas das propostas aprovadas neste sábado (4) na Plenária Municipal de Saúde, que teve como tema “Defenda o SUS, escolha a vida”, realizada no campus Unimonte da Faculdade São Judas Tadeu. Os pontos aprovados serão levados para as conferências regional, estadual e nacional de Saúde.

Entre outros tópicos aprovados no encontro estão: propor urgentemente a atualização dos valores, com reajustes anuais, dos procedimentos da tabela SUS e a inclusão de novos procedimentos, estabelecer uma linha de cuidado no atendimento a pessoas vivendo com hepatites virais e co-infectadas HIV e a construção de Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), buscando a ampliação da autonomia dos agentes de endemias.

A plenária também elegeu delegados que representarão Santos nos eventos regional, estadual e nacional de Saúde. No segmento trabalhadores da Saúde foram eleitos como titulares José Reis dos Santos Júnior, Patrícia Christiane dos Santos, Flávio Saraiva e Juliana de Jesus Falleiros. Como suplentes: Gardenia Maria Bebert, Maria Terezinha de Oliveira, Maria de Fátima da Silva e Tamires Braga Natal.

Entre os usuários da Saúde, foram eleitos delegados titulares: Silas da Silva, Ana Bernarda dos Santos, Cláudio Marcio Silva, Luciléia Siqueira dos Santos, Moacir Alves Filho, Shirlayne Santos Noronha, Claudionor Jose do Carmo e Claudionor da Silva. Como suplentes deste grupo estão Natasha Avital, Kelly Gomes de Souza, José Elias Batista Nascimento, Cleomildo Pereira da Silva, Laureci Elias Dias, Carlos Augusto da Costa, Marcia Cristina de Oliveira e Hermógenes Alves dos Santos.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Além de definir propostas e eleger delegados, a plenária também serviu para um contato direto dos usuários com o principal gestor do setor, o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta. Ele ouviu reivindicações e elogios, e destacou a importância do evento. “Eu sempre digo que o SUS está em construção permanente. A gente nunca deve sentir que o trabalho está concluído. Temos sempre que buscar melhorias. E essa construção deve ser feita de forma conjunta, como vemos aqui hoje”.

Catapreta também ressaltou a importância do Conselho Municipal de Saúde. “É um órgão bastante ativo, empenhado em resolver problemas e, principalmente, apontar soluções”.

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de