Museu da Imagem e do Som de Santos promove Cine Debate nesta sexta

O documentário ‘Uma Breve História da Imprensa LGBT+ no Brasil’, escrito, produzido e dirigido pelo cineasta paulistano Lufe Steffen, será apresentado nesta sexta-feira (10), às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), com entrada franca. O evento contará com a exibição do longa-metragem documental, seguido de um debate.

O filme traça uma linha do tempo, apresentando os veículos da comunicação brasileira que foram lançados dentro da temática e do universo LGBTQIA+ desde 1963, com o surgimento do fanzine carioca ‘O Snob’, até os dias de hoje, com a pluralidade de portais na internet, passando por momentos importantes como o jornal ‘Lampião da Esquina’, a ‘Coluna do Meio’, o fanzine ‘Chana com Chana’, as revistas ‘Sui Generis’ e ‘OK Magazine’, entre muitos outros.

CINEASTA – Como roteirista e cineasta, Lufe Steffen escreveu e dirigiu dez curtas-metragens ficcionais entre os anos de 1997 e 2017 – todos ligados à temática LGBTQIA+, incluindo seus curtas mais premiados: ‘Os Clubbers Também Comem’ (1999), ‘Rasgue Minha Roupa’ (2002) e ‘Meu Namorado é Michê’ (2006), os dois últimos rodados em Super-8. A temática LGBTQIA+ também é a marca de seus dois longas documentais, os premiados ‘São Paulo em Hi-Fi’ (2016, Melhor Documentário no Festival Queer Lisboa) e ‘A Volta da Pauliceia Desvairada’ (2012, Prêmio Escolha do Júri no Festival Rio LGBTQIA+).

Roteirizou e dirigiu ‘Cinema Diversidade’, série documental para TV em dez episódios sobre o cinema brasileiro LGBTQIA+ do século 21, inspirada em seu próprio livro ‘O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome’ (Editora Giostri, 2016). Publicou ainda o livro jornalístico ‘Tragam os Cavalos Dançantes’ (2008), obra-reportagem sobre a casa noturna paulistana underground A Lôca.

 

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.  

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de