Monitores ambientais e condutores de Turismo de Aventura são formados em Santos

Ele já foi ajudante geral, pintor e office-boy. Agora, aos 46 anos, decidiu que já estava mais do que na hora de mudar de vida. E fez isso com muito estudo. E a nova etapa na vida de Josenildo Batista da Silva se deu na tarde de terça-feira (2) quando, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos, recebeu dois certificados de conclusão de curso: o de monitor ambiental e o de condutor de Turismo de Aventura. Os cursos foram realizados por meio de uma parceria da Prefeitura de Santos com o Senac.

Josenildo conta que valeu a pena se esforçar para acompanhar os dois cursos desde outubro do ano passado. Além destes dois, ele segue um terceiro: o de Língua Inglesa, porque quer se aprimorar no atendimento aos turistas em Santos.

Ao entregar os certificados aos formandos, o prefeito Rogério Santos citou que o Turismo, em uma cidade como Santos, precisa cada vez mais de gente qualificada. “Tudo o que vocês aprenderam nas aulas é muito importante para Santos, trabalhar na receptividade aos turistas que nos procuram”.

O chefe do Executivo citou ainda que novas iniciativas como a implantação de uma rota de turismo náutico, a partir do Parque Valongo, farão a integração dos eixos de praia, Centro Histórico e Área Continental. “Temos agora uma série de oportunidades, partindo de um bairro importante para a história de Santos”.

Secretário em exercício de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Marcelo Fachada conta que depois do período mais crítico da pandemia de covid-19 aumentou a procura por roteiros de ecoturismo em Santos. “Nossa secretaria vem buscando, cada vez mais, diversificar os produtos de Turismo. Notamos aumento na procura por Turismo de Aventura e Ecoturismo tanto pelos turistas como pelos santistas”.

Coordenadora da Área de Meio Ambiente do Senac, Veriane Nascimento de Macedo destaca que os alunos passaram por visitas a locais como Quilombo (na Área Continental de Santos) e também por trilhas em outras cidades da Baixada Santista. As aulas do curso de Monitor Ambiental contaram ainda com noções de primeiros socorros.

 

Esta iniciativa contempla o item 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Conheça os outros artigos dos ODS

FOTOS: MARCELO MARTINS/PMS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de