Festival santista de natação integra gerações de atletas

A emoção de competir se misturava a alegria de reencontrar amigos do esporte. Foi esse o clima que tomou conta da 1ª etapa do Festival Santista de Natação Master, que reuniu e integrou diversas gerações de atletas no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste (antigo Dale Coutinho).

O servidor municipal Vinicius Câmara Bailoni Roberto, 36 anos, elogiou a iniciativa. “Eu nado desde os 13 anos, parei por um tempo e, desde que voltei, venho participando de todas as edições do campeonato de águas abertas e dos festivais masters. Eventos como esse são de extrema importância, pois incentivam a treinar mais, além de valorizarem o esporte na nossa Cidade”.

Segundo o aposentado José Cláudio Vaz de Aguiar, 74, que sempre participa dos eventos esportivos promovidos pela Prefeitura, o esporte é fundamental em qualquer idade. “Essas provas estimulam que o pessoal da minha geração continue fazendo exercício, melhorando a qualidade de vida. Além disso, é sempre uma alegria rever os amigos. Aqui tem pessoas de todas as idades e a gente procura também dar o exemplo para os mais jovens”.

Já a personal trainer Gabriela Bueno, 33 anos, é exemplo de como as competições são fundamentais para incentivar a prática esportiva. “Eu comecei a nadar ainda criança, fui federada quando era adolescente e, por conta da rotina, acabei parando. Há pouquíssimo tempo voltei a nadar por convite de amigos e esse tipo de festival motiva muito para voltar à ativa”.

APROVAÇÃO 

Campeão da categoria de 65 a 69 anos, Carlos Eduardo dos Santos participou do festival para testar o seu preparo. “Quando a gente treina por treinar o resultado é um. Quando se prepara para uma prova como essa, treina com mais empenho e isso faz toda a diferença. Essa é a primeira vez que participo e a organização, a receptividade do pessoal, tudo está muito bom. Estou muito feliz de ter vindo”.

Ao todo mais de 100 atletas participaram do torneio, o maior número de inscritos desde que foi implementado. “Santos sempre foi o reduto de grandes nadadores. O festival tinha como propósito trazer de volta para as piscinas esses atletas juntamente com a nova geração da natação santista. A quantidade cada vez maior de participantes mostra que a iniciativa está dando certo e o resultado é essa verdadeira festa do esporte”, destacou o secretário municipal de Esportes, Gelásio Fernandes.

 

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de