Encontro na Biblioteca Central de Santos debate a questão indígena

Na tarde de sábado (23), a biblioteca municipal Alberto Sousa, conhecida como Biblioteca Central (Praça José Bonifácio, 58, Centro Histórico), abriu suas portas para discutir ‘A questão indígena no litoral’. Aberta à participação do público, o bate-papo teve como principal convidado Gilson Samuel dos Santos, o cacique Gilson Wera Mirim, da aldeia localizada em Paranapuã, São Vicente.

“É muito importante debater vivências dos povos tradicionais em espaços em que a comunidade tem livre acesso. Podemos apresentar pontos e olhares sobre o nosso cotidiano que estão fora do conhecimento da sociedade”, disse Gilson.

Durante o painel, foram discutidos a representatividade dos povos originários na vida acadêmica e política e as práticas culturais herdadas pelos seus ascendentes e que continuam sendo aplicadas nos tempos atuais, além de pontos sociopolíticos. “Precisamos que a sociedade não indígena olhe com respeito para o nosso passado, para que possa compreender e respeitar a nossa situação atual”, ressaltou o cacique.

Fotos: Francisco Arrais.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de