Capacitação busca melhorar acolhimento e auxílio de servidores aos turistas em Santos

‘A importância do turismo em Santos’. Este foi o tema discutido na palestra que incentivou os servidores da Prefeitura a melhorarem cada vez mais o acolhimento aos visitantes. O encontro, promovido pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos (Seectur), foi realizado na tarde desta quarta-feira (8), no auditório do Paço Municipal, no Centro Histórico.

A iniciativa faz parte da grade da Escola Municipal de Administração Pública de Santos (Emaps) e tem como principal objetivo fazer com que os participantes vejam a Cidade com uma perspectiva turística, de modo que conheçam mais sobre os famosos pontos que estamos acostumados a admirar. De forma dinâmica, a ação levou capacitação para os servidores ficarem aptos a auxiliar os turistas com segurança e informações relevantes.

Durante o encontro ministrado pela guia de turismo Valentina Rezende, responsável da Seção de Formação Técnica dos Profissionais de Turismo (Seform), da Seectur, o público, por meio de imagens, pôde reconhecer monumentos históricos como o Antigo Mosteiro de São Bento, hoje conhecido como Museu de Arte Sacra de Santos, localizado no sopé do Morro São Bento em um edifício com mais de 400 anos de história.

A ocasião também promoveu um acontecimento inédito: em dez anos de palestras sobre o tema, foi a primeira vez que a guia contou com participantes de áreas e funções diversificadas, não apenas ligadas ao eixo turístico, unindo um público interessado em aprender sobre a importância do setor como um dos alicerces para o desenvolvimento de um município.

ACOLHIMENTO AO TURISTA

“Hoje nós temos uma rede gastronômica sensacional, assim como shoppings, espaços de lazer e atrações movimentadas não só por santistas, mas também por quem vem nos visitar de outros lugares do mundo. Acredito que todos que estejam aqui presentes gostem de viajar, então eu proponho uma reflexão para que pensem no lado do turista, que gosta de ser bem recepcionado e acolhido, assim como nós quando vamos conhecer um lugar diferente. Todos nós somos turistas”, afirmou Valentina.

Atento às informações que a guia passava ao público, o servidor France Ferreira, 47, que se interessou pela palestra ao vê-la no site do Emaps, elogiou a oportunidade. “Eu acho importante termos esse incentivo de conhecer mais a nossa cidade e poder passar informações relevantes ao turista quando está conhecendo um local pela primeira vez. Temos monumentos importantes, com grandes histórias, e o contato com esse público é uma oportunidade de nós servidores espalharmos esse conhecimento sobre Santos, que é rico em curiosidades”.

SERVIÇO

A capacitação começou na última terça-feira (7), no Parque Balneário Hotel, somente com funcionários do estabelecimento.

Qualquer empresa de Santos pode receber uma destas palestras gratuitamente. Para solicitar, basta mandar um e-mail para seform-setur@santos.sp.gov.br.

 

Esta iniciativa contempla o item 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Conheça os outros artigos dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de