Praia Grande reúne os melhores indicadores da Região na Atenção Primária à Saúde

Colaboração Rodrigo Herrero

A Saúde é tratada com seriedade em Praia Grande. O Município está entre os melhores indicadores do Previne Brasil na região da Baixada Santista. O programa é um novo modelo de financiamento definido pelo Governo Federal para a Atenção Primária à Saúde (APS) em que é necessário cumprir uma série de metas em indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas para poder receber recursos extras para aprimorar o serviço e ampliar o acesso à população.

Os resultados do primeiro quadrimestre de 2022 foram apresentados aos diretores das Unidades de Saúde da Família (Usafas) na última sexta-feira (05). Na ocasião, a palestrante Ariadne Szwarfuter, da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, exibiu em detalhes os sete indicadores, destacando os bons resultados obtidos pelo Município e os pontos que devem ser melhorados pelas equipes de saúde da família, inclusive, com sugestões de boas práticas observadas em outros locais.

Dos sete indicadores, Praia Grande possui o melhor da Região em três deles e está em segundo lugar em outros dois. Na comparação com o Estado, o Município tem desempenho superior à média de São Paulo em cinco índices. Em relação ao Brasil, a saúde praia-grandense apresenta números melhores que o País em quatro indicadores. Além disso, cerca de 85% dos cadastros de pacientes que utilizam o serviço e estavam incompletos foram atualizados. Trata-se de uma evolução positiva, levando-se em conta que todos os indicadores previstos no programa deverão ser implantados em todo o território nacional até o final de 2022.

Para o cumprimento das metas estipuladas é fundamental a realização do atendimento, bem como do registro correto das informações conforme os indicadores pactuados com o Ministério da Saúde. A Sesap se destaca nesse aspecto, pois conta com a sua rede de atendimento informatizada, por meio do sistema municipal de informação Olostech, que integra, em um único programa, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do consultório informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos, de forma digital e automática.

Durante a reunião com os diretores das Usafas, o subsecretário de Planejamento em Saúde, José Isaias Costa Lima, comemorou os resultados alcançados até o momento, mas ressaltou a necessidade de continuar evoluindo para alcançar as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde.

“É muito importante o registro fiel dessas informações, porque faz com que o Município tenha maior arrecadação para a Atenção Primária, o que auxilia na expansão de nossas equipes, no pagamento dos servidores, entre outros aspectos. É preciso seguir fortalecendo na nossa rede a importância do registro qualificado dos nossos profissionais”, declarou o subsecretário.

Para garantir que todos pudessem avançar no atendimento dos indicadores determinados pelo Ministério da Saúde, a Sesap realizou uma série de capacitações ao longo do segundo semestre de 2021. Além disso, produziu inúmeros materiais de orientação, disponibilizados de forma online para facilitar o acesso dos profissionais da rede.

“Essa melhora gradativa dos indicadores tem relação direta com o trabalho feito pela secretaria. Além da capacitação oferecida, a produção de muito material de orientação e as capacitações que foram feitas têm ajudado ao longo desse processo”, afirmou o diretor da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Sesap, Fabio Santana da Silva.

Previne Brasil – Implementado em 2020, o Previne Brasil passa a valer definitivamente em 2022. De acordo com o Ministério da Saúde, todos os indicadores previstos no programa deverão ser implantados até o final do ano. Isso faz com que todos os profissionais de saúde necessitem estar capacitados pelas novas diretrizes e ferramentas para garantir o repasse financeiro, que ocorrerá através de metas definidas e pactuadas previamente pela União.

A proposta do programa é ampliar o acesso dos cidadãos a esses serviços, reforçando a conexão entre a população e a equipe, a partir de mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e profissionais em relação aos pacientes atendidos.

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Fonte: Prefeitura de Praia Grande


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