PG participará de edital para incentivar a implementação de hortas comunitárias e compostagem

Por: Ana Gabriela Salu

O projeto das Hortas Comunitárias instaladas nos conjuntos habitacionais de Praia Grande é um sucesso e tem gerado resultados positivos para as comunidades. Visando ampliar e buscar mais recursos para esta ação, a Prefeitura se prepara para participar de um edital do Governo Federal que destinará de R$ 700 mil até R$ 1 milhão para iniciativas deste tipo. Nesta quarta-feira (4), foi realizada uma reunião com representantes de diversas secretarias municipais para tratar sobre o tema.

Participaram da reunião a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, e os representantes das secretarias de Habitação (Sehab), Educação (Seduc), Finanças (Sefin), Meio Ambiente (Sema), Serviços Urbanos (Sesurb) e Cidadania. Foram definidas ações que cada setor deverá colocar em andamento.

A Prefeitura de Praia Grande tem até a próxima segunda-feira (9) para encaminhar a proposta para análise do Ministério do Meio Ambiente. Se for comtemplada, a Cidade pretende implementar uma política de separação de lixo orgânico para a produção de compostagem (adubo) para utilização nas hortas comunitárias dos conjuntos habitacionais e também nos demais jardins e áreas verdes espalhados pelo Município.

Para viabilizar a produção de compostagem, o projeto contará com o apoio de secretarias municipais para a separação de resíduos orgânicos como, por exemplo, a Sehab, a partir da separação de lixos domiciliares; a Seduc, que vai usar as escolas municipais para que as sobras de merenda escolar sejam encaminhadas para o projeto; e na Sesurb, que deverá destinar os resíduos recolhidos nas feiras livres para a compostagem.

O edital também prevê que o prazo para a execução do projeto será de 24 a 36 meses e a verba recebida deverá contemplar a compra de composteiras, contentores, veículos de coleta ou transporte, ferramentas para as hortas, sementes e materiais para divulgação e capacitação sobre a separação de resíduos sólidos.

Atualmente, Praia Grande conta com 6 hortas comunitárias em conjuntos habitacionais. A Cidade trabalha para a implantação de novos espaços deste tipo. Em relação as escolas, atualmente, existem aproximadamente 11 hortas escolares e o objetivo também é aumentar o projeto para as demais unidades municipais, beneficiando ainda mais moradores e incentivando a alimentação saudável nos alunos.

“Temos visto o quanto as hortas comunitárias estão mudando a vida das pessoas nos conjuntos que já foram implantadas, com isso queremos levar esse projeto para outros pontos da Cidade e ampliá-lo para as escolas. Este edital veio no momento certo, pois assim poderemos obter mais recursos para realizar essas ações. Além disso, a compostagem ajudará na limpeza do Município, na melhor destinação dos resíduos orgânicos, ajudando o meio ambiente e fazendo da de Praia Grande um lugar mais sustentável”, comentou o secretário de Habitação praia-grandense, Anderson Mendes.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de