Guarda Ambiental localiza construções irregulares nos bairros Antártica e Ribeirópolis

A Guarda Ambiental de Praia Grande localizou quatro barracos construídos em áreas de proteção da Cidade. As construções eram recentes, estavam desocupadas e tinham o intuito de simular moradias para futuras ocupações no local. Os barracos foram demolidos. Nenhum responsável foi encontrado.

Duas das construções forma localizadas no Bairro Antártica, na área conhecida como “Calipal”. As outras duas foram localizadas no Bairro Ribeirópolis. Ambas as áreas são monitoradas constantemente para evitar esse tipo de ação.

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) foram chamadas e desmontaram os barracos e levaram o material retirado para descarte correto.

“Quando falamos em contenção de invasões, devemos compreender que a atividade não consiste simplesmente em “remover barracos” como algumas pessoas interpretam, mas, principalmente, disciplinar ação corretiva e preventiva, visando minimizar os impactos ambientais e garantir o direito coletivo do meio ambiente ecologicamente equilibrado, que prevalece sobre direito individual, reforça Marques.

A Cidade conta com a Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, formada por diversos setores da Administração, é responsável pelo monitoramento de áreas ocupadas irregularmente. A população pode denunciar este crime por meio do telefone da GCM que é 153.

Balanço – O ano de 2022 nem acabou e a Guarda Ambiental já contabiliza os dados referentes às ações deste ano. Até o momento, 115 pessoas detidas por crimes ambientais relacionados a construções em áreas de preservação, desmatamento, descarte de resíduo e caça ou manutenção de pássaros silvestres em cativeiro. Ao todo, 139 demolições foram realizadas, a maior parte no Bairro Ribeirópolis, em áreas “congeladas”.

São consideradas “congeladas” áreas invadidas, cujos moradores mais antigos foram cadastrados pela Secretaria de Habitação (Sehab) e aguardam a inclusão em programas habitacionais do Município. Essas áreas são constantemente monitoradas por câmeras, imagens de satélites e drones.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de