Escola promove coleção coletiva de figurinhas da Copa do Mundo

O Brasil já foi eliminado da Copa do Mundo, mas a competição esportiva mais importante do planeta ainda tem movimentado as escolas municipais. Ainda por cima quando está atrelada a uma brincadeira de criança. Caso de uma ação desenvolvida na EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, no Bairro Sítio do Campo, onde os alunos foram convidados a colecionar o álbum e figurinhas de forma coletiva.

A proposta surgiu de uma iniciativa do professor de educação física, Antônio dos Santos Gomes Filho. O docente ficou sensibilizado ao receber de um aluno o desenho de uma figurinha que representava o jogador Vinicius Jr. Com essa ação, o educador entendeu que, infelizmente, alguns estudantes não teriam condições de fazer a coleção do álbum. Foi quando teve a ideia de democratizar e tornar a brincadeira em realidade para todos.

O primeiro passo foi de conversar com a equipe gestora da unidade que consentiu a iniciativa. Então, o professor comprou dois álbuns, separou para que todas as equipes ficassem visíveis e fixou as folhas na parede do corredor que dá acesso à quadra esportiva da unidade. “O objetivo é de que os alunos que têm figurinhas repetidas tragam para que sejam coladas aqui”, destacou Filho.

Para a surpresa do professor de educação física, logo no dia seguinte após a fixação, o álbum já recebeu as primeiras figurinhas. “De cara os alunos trouxeram cerca de 70 figurinhas. Depois mais 20, mais 30. Hoje já temos pouco mais de 350 coladas. O que começou de forma despretensiosa tem ganhado cada vez mais força. Por que o álbum coletivo se tornou ponto de encontro das crianças. Eles vêm, olham o álbum, mostram um para o outro qual figurinha trouxe. Reconhecem os atletas”.

Ao ver o álbum pela primeira vez, o aluno Davi Caíque Lopes de Laia, do 3º ano do Ensino Fundamental, achou estranho. “Mas ao mesmo tempo foi bem divertido. Teve um dia que meu amigo da sala trouxe algumas figurinhas para colocar no álbum e deixou eu colar uma. É uma forma de a gente se colecionar juntos”, destacou o estudante.

E quem pensa que álbum de figurinhas é coisa apenas de menino está muito enganado. A aluna Sophia Nogueira Santos de Barros, do 3º ano do Ensino Fundamental, também fez questão de participar e contribuir para a coleção coletiva. “Foi bem legal chegar na escola e ver o álbum exposto para todo mundo ver e ajudar. Eu já colecionava em casa e agora tive a oportunidade de fazer com meus amigos”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de