Governo do RS diz que Barragem Salto tem risco de se romper

O governo do Rio Grande do Sul informou que a Usina Hidrelétrica Bugres Barragem Salto, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, enfrenta risco de ruptura devido ao alto volume de chuvas.

A administração estadual declarou que a situação de emergência requer ações imediatas para proteger a vida dos habitantes locais.

A atualização sobre o nível das barragens foi comunicada na tarde desta quarta-feira, 23, por meio de um boletim da Defesa Civil do Estado.

As informações são do monitoramento realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Outras barragens sob alerta

Além da Barragem Salto, outras sete represas estão sob um nível de alerta menor, porém ainda significativo, devido a riscos de segurança.

Uma dessas é a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, localizada na bacia do Rio Taquari-Antas, em Cotiporã, que sofreu um rompimento parcial em 2 de maio.

As represas sob alerta menor incluem:

Outras nove barragens estão em nível de atenção, o que revela que, embora as anomalias presentes não comprometam a segurança imediata, é necessário um monitoramento constante. São elas:

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de