Conselho Municipal de Saneamento Básico realiza 14ª reunião

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Praia Grande (CMSB), promoveu a 14ª reunião ordinária na segunda-feira (29), na Casa dos Conselhos. Entre diversos temas, o encontro destacou mais uma vez o ciclo de palestras de conscientização sobre o “Uso Correto da rede coletora de esgoto”, que contará com o segundo evento no próximo dia 6 de abril; e o ranking do saneamento publicado pelo Instituto Trata Brasil.

As palestras de conscientização são realizadas através de parceria entre a Prefeitura e a Sabesp e têm como objetivo orientar a população do Município sobre a questão ambiental, alertando sobre o uso consciente de água e o quanto o descarte incorreto de lixo nas tubulações de esgoto causa danos e prejudica o meio ambiente. O primeiro evento foi realizado no bairro Samambaia, dia 09 de fevereiro, e o próximo está marcado para o dia 06 de abril, às 19 horas, na Escola Municipal Doutor Roberto Shoji, no Bairro Tupiry.

Na reunião foi apresentado e aprovado o demonstrativo de receita e despesa do Fundo Municipal de Saneamento Básico (FMSB) de 2021. Conforme o balanço, o resultado da receita arrecadada foi de R$ 7.118.453,89 e o de despesa executada foi de R$ 7.114.410,09.

Outro destaque da reunião foi o ranking do saneamento (brasileiro), publicado pelo Instituto Trata Brasil, que considera indicadores referentes a 2020 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O estudo analisa indicadores de capitais, os 20 melhores e piores municípios dentre 100. Em 2022, Praia Grande encontra-se na 25ª colocação (no ranking). Em 2021, Praia Grande encontrava-se na 31ª colocação.

Conforme a presidente do Conselho e Secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, a melhoria no ranking é reflexo dos investimentos constantes realizados em Praia Grande, fruto de planejamento bem elaborado e acompanhamento atento na execução do contrato firmado com a operadora dos serviços (Sabesp). “Atualmente há cobertura total no abastecimento de água e 82,7% na cobertura da coleta de esgoto, com previsão de atendimento a todos os imóveis até 2028”.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de