Chá da tarde reúne voluntários dos PICs e Cafes

Um encontro reuniu os voluntários que atuam nas unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e nas unidades do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe), na tarde da quarta-feira (31), no PIC Real. O Chá da Tarde serviu para homenagear o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto. A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, compareceu ao evento.

Diariamente, nas aulas de crochê, E.V.A., chinelos personalizados, bordados e outras várias atividades, os voluntários das unidades dos PICs e Cafes transmitem seus talentos aos mais variados públicos gratuitamente. Talentos adquiridos ao longo da vida, nas mais variadas experiências. Alguns até se emocionaram durante o encontro.

A jovem Ana Ketllym Nunes de Souza Araújo, de 24 anos, é um dos exemplos de dedicação. Começou no caratê aos 9 anos, no PIC Vila Alice. Na época em que iria conquistar a faixa preta, o professor precisou de afastar e graças a um voluntário da unidade ela alcançou a graduação. “Vendo ele fazer isso resolvi fazer a mesma coisa para que outros alunos pudessem seguir com suas aulas normalmente. Hoje sou voluntária na unidade em que comecei. O PIC não é só um serviço, é uma família. Ali a gente se sente bem, era assim que eu me sentia e queria que outras pessoas sentissem também”.

A dona de casa, Letícia Moura de Araújo, de 67 anos, é voluntária em 3 unidades diferentes no curso de vagonite e faz esse trabalho há 5 anos. Para ela, um sonho realizado, já que sempre quis ser professora. “Era um sonho. Falei para Deus que tudo o que eu aprendesse passaria aos meus irmãos. Me sinto feliz, alegre e capaz. Sou uma pessoa que, quanto mais eu trabalho mais feliz eu estou”.

Maruca conversou bastante com as voluntárias, conheceu histórias, dividiu e relembrou momentos dos últimos anos de trabalho e agradeceu aos voluntários, responsáveis por grande parte do sucesso dos programas sociais. “Sei do trabalho lindo que vocês fazem. Fico feliz por termos pessoas que estão com a gente há muito tempo e também por ver carinhas novas em nossas unidades. Sou muito grata pela dedicação de vocês e as transformações de vida que vocês promovem nas nossas unidades”, ressaltou.

Voluntários – Se você também tem interesse em dividir seu conhecimento ou talento com a comunidade atendida nos PICs e Cafes, procure diretamente uma das unidades. Você também pode ser voluntário no Programa Conviver, Creche do Idoso ou no Abrigo Solidário Eliane Malzoni. Se quiser saber mais sobre ser voluntário, procure o Fundo Social de Solidariedade, por meio do telefone 3496-5001.

Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de