Centro Dia da Pessoa com Deficiência faz festa para celebrar mês da inclusão

Frequentadores e familiares atendidos pelo Centro Dia Para Pessoas Com Deficiência Antônio Tavares de Santana, no Bairro Vila Sônia, participaram de um evento de integração e diversão na terça-feira (19). A festa marcou as comemorações do “Setembro Verde”, cujo objetivo é conscientizar sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Cerca de 70 pessoas participaram do encontro.

Uma das atrações do encontro foi a apresentação do grupo Música Transformando Vidas (Promuvi), de Santos que executou diversas músicas conhecidas pelo grande público, o que fez muitos se identificarem. Na plateia, os frequentadores do local e também familiares que prestigiaram o momento. Dinâmicas e brincadeiras em grupo também foram realizadas durante o evento.

Um desses familiares foi o segurança, Edilson Pereira dos Santos, de 47, anos, pai da Stéfane Vitória, de 23 anos, que frequenta o local há cerca de 6 anos. “Minha filha adora vir aqui na unidade. É maravilhoso para ela, é uma das coisas que ela mais gosta de fazer. Só o fato dela sair de casa todos os dias e interagir com pessoas já fez melhorar muito em relação a cognição”.

Quem também participou da festa foi a dona de casa, Maria Elizabete do Nascimento, de 61 anos, mãe da Daniele Caroline do Nascimento, de 28 anos. Há mais de quatro anos ela frequenta o Centro Dia e de acordo com a mãe, muita coisa mudou. “Ela não usa mais fralda descartável, vai ao banheiro sozinha, se alimenta sozinha. Percebo que hoje a minha filha consegue interagir com outras pessoas, está mais incluída na sociedade”.

Segundo a diretora da unidade, Sônia Maria Silva, é preciso que as pessoas se conscientizem de que a inclusão é um excelente caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Em momentos como este, as famílias percebem que seus filhos conseguem realizar diversas atividades com outras pessoas. Em muitos casos é esse incentivo que falta para que estas pessoas ocupem ainda mais espaço na sociedade”.

O Centro Dia da Pessoa com Deficiência Antônio Tavares Santana (antigo Centro Socioterapêutico) é um local que desenvolve ações que buscam inserir os atendidos na sociedade, respeitando suas limitações e investindo em seus potenciais. No Equipamento são atendidas cerca de 70 pessoas com diversos tipos de deficiência.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de