Operação flagra corrida de charretes em PG

Cerca de 1.300 pessoas que disputavam corrida com charretes ou circulavam nas vias da Cidade, colocando em risco a vida de pedestres e explorando os cavalos, foram flagradas e orientadas por agentes de segurança da Guarda Civil Municipal, polícias Militar e Civil e agentes de trânsito durante a realização da Operação Hermes, neste sábado (4).

Durante este final de semana e o próximo (4,5,11 e 12), está sendo intensificada a fiscalização da entrada de ônibus e vans clandestinos que se dirigem ao Município sem autorização. Em consenso com a Federação Religiosa foi definido que este ano os festejos de Iemanjá não ocorreriam na faixa de areia, os representantes justificaram que maioria de seus membros são idosos e por cautela preferem evitar qualquer aglomeração.

A abordagem dos charreteiros ocorreu no bairro Caiçara, onde estas pessoas, oriundas de outros municípios, reuniram-se e circulavam em alta velocidade na avenida pavimentada e também na faixa de areia. Por conta dessa velocidade, os animais realizam esforço excessivo e as ferraduras em atrito com o asfalto podem causar danos aos animais, além dos riscos à segurança de pedestres como idosos e crianças.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, a operação atuou com várias frentes, visando manter a ordem no município, coibindo infrações de trânsito, perturbação de sossego com festas e utilização de caixas de som em alto volume, além do transporte irregular. “A Operação atuou com várias frentes, quer seja aqueles que queriam decumprir a regra, e sem a devida autorização para realizar a festa de Iemanjá; quer seja em relação aos charreteiros, que causaram desordem e cometeram infrações de trânsito, além de coibir a utilização das caixas de som que que perturbam o sossego da população”, explicou Izumi reforçando que as manifestações religiosas individuais são permitidas.

O policial civil do DEIC/GOE, Jorge Américo, falou sobre algumas das infrações cometidas. “Nesta romaria flagramos o dono de um caminhão com charrete e cavalo em alta velocidade na avenida da praia, além dele estacionar o veículo na contramão, parado em ponto de ônibus e com documentação atrasada. Foram tomadas as devidas medidas administrativas”

O GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos de São Paulo), participou da Operação que contou com agentes de segurança do município dispostos nas entradas da Cidade, bem como nos acessos às marginais. “Estamos dando apoio na Operação Iemanjá coibindo a entrada de veículos clandestinos nesta época do ano, reforçando o policiamento e evitando possíveis desentendimentos. As abordagens ocorrem por parte das Polícias Civil e Militar e maior parte dos veículos são abordados antes mesmo de entrar na Cidade”, explicou o delegado do GARRA, Fernando Bessa.

HERMES – A Operação Hermes realiza blitzes com equipes dos setores municipais de Transportes, Trânsito, Urbanismo e Segurança, com apoio das Polícias Militar, Civil e Rodoviária e a Artesp, nos principais pontos de entrada da Cidade. A novidade deste ano é que a ação passou a contar com o auxílio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que monitorar através das cerca de 3 mil câmeras municipais a entrada destes tipos de veículos através da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, da Avenida Ayrton Senna e acessos às marginais. Praia Grande dispõe de modernos softwares que identificam placas de veículos também.

Em Praia Grande, a entrada de veículos de fretamento turístico é permitida somente para quem possui estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros e similares. A autorização só pode ser solicitada pelo próprio estabelecimento hoteleiro e o pedido deve ser feito com, no mínimo, três dias úteis de antecedência. As autorizações somente serão concedidas a pessoas jurídicas dotadas de estacionamento próprio ou indicação de estacionamento previamente autorizado pela Prefeitura.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de