Unidade ‘Docinhos’ comemora quatro anos de nova sede com degustação de alimentos diet

Inaugurada pela Prefeitura de Guarujá no final de 2018, o programa atende, mensalmente, 500 pacientes

 A Unidade de Especialidades em Diabetes e Obesidade Infantojuvenil da Prefeitura de Guarujá celebrou, recentemente, os quatro anos de inauguração do espaço na Rua Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa com degustação de bolo diet e salgados de baixa caloria. A comemoração é acompanhada pela marca de 500 atendimentos mensais de crianças e adolescentes do programa “Docinhos”, que atua na rede municipal de saúde há cerca de 20 anos.

Inaugurada no final de 2018, a sede atende pacientes de 0 a 19 anos para diabetes e de 2 a 18 anos para casos de obesidade, todos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). A equipe da Unidade de Especialidade conta com nutricionista, endocrinologista, fisioterapeuta, psicóloga, profissional de educação física e equipe de enfermagem.

De acordo com a coordenadora Nádia Costa Luz, “a confraternização promove a troca de conhecimento entre as mães e mostra para as crianças que, mesmo com diabetes, elas podem comer um bolo e ter um dia alegre”.

Festa com saúde

Henrique da Silva Araújo, de 11 anos, participou das festividades e se surpreendeu. “O bolo está muito gostoso, eu nunca tinha provado algo do tipo. É uma sensação muito boa comer algo novo e saudável”, disse.

Já a mãe de Henrique, Marta Soares da Silva Araújo, parabenizou o trabalho da Unidade e reforçou a importância do evento. “Esses tipos de alimentos geralmente são caros para fazer, mas aqui meu filho é sempre bem atendido e é ótimo para nossa saúde e felicidade”, comentou.

A refeição foi feita em colaboração entre a equipe da Unidade e alunos do curso de Nutrição da Universidade Paulista (Unip), que buscaram utilizar ingredientes caseiros. “Queremos ensinar que dá para fazer algo mais natural e não depender somente de alimentos processados”, disse a aluna de Nutrição Andressa Gomes Coelho.

Exercício de rotina

Além da parte nutricional, a ação serviu para reforçar a parte física do tratamento da doença, com ênfase também no teste de sensibilidade plantar, exame que é feito para prevenir possíveis ulcerações e amputação dos pés. “Juntando a atividade física com os cuidados gerais com os pés, garantimos não só a prevenção da diabetes, mas também chances menores de deformidades nos pés”, enfatizou Maria Fernanda de Mello Apa, fisioterapeuta do Programa.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de