Projeto Águas Brincantes faz a Alegria das crianças na adaptação à Unidade

Proposta visa, através da água, promover novas experiências no acolhimento à creche, além de refrescar os pequenos durante o verão

Baldes, mangueiras, formas de gelo e um ingrediente essencial, a água. Isso tudo vira motivo de festa para as crianças do Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) À Caminho da Luz, no Jardim Esplanada do Castelo, em Vicente de Carvalho. Trata-se do Projeto Águas Brincantes, que é desenvolvido na creche desde 2018.

Através desta iniciativa, as crianças passam por diversas experiências, que vão desde o simples e tradicional banho de mangueira, pinhata de balões e queimada adaptada com as bexigas cheias d´água. Aprendem ainda a “descongelar” brinquedos e a congelar frutas. A partir do Projeto, elas também realizam pintura na parede, fazem barquinhos de gelo, têm um momento refrescante no chuveirinho de garrafa plástica, pescam tampinhas, fazem bolhas de sabão, descobrem se o objeto afunda ou flutua, lavam brinquedos, e descobrem sensações por meio de algodão ou papel molhados e muitas outras atividades.

Segundo a orientadora pedagógica do Neic, Juliana Teixeira, o projeto surgiu após a orientadora da época, Mariângela Moura, buscar uma forma de melhor acolher as crianças do Núcleo. “Quando elas ingressam na Unidade tudo ainda é muito novo. E para que pudéssemos promover uma adaptação mais tranquila possível, foram realizadas várias pesquisas até que chegamos a água”, conta.

A iniciativa ocorre geralmente nos meses de janeiro e fevereiro, devido às altas temperaturas. Por isso, além de proporcionar um refresco às crianças, o Águas Brincantes também prevê maior interação entre elas. Além da água, também são empregados na ação, utensílios como baldes, bacia, bexigas, mangueiras, frutas, formas de gelo, brinquedos e tampas de garrafas, etc.

Preparada conforme cada faixa etária, do infantil I ao III, a orientadora conta que desde sua aplicação, a ação tem trazido uma série de benefícios às crianças. “A água é íntima, acalma, acolhe e traz uma memória corporal que fica registrada ainda na formação do bebê no ventre. E assim temos um processo de adaptação tranquilo e refrescante, pois as crianças amam brincar com água”, frisa Juliana.

Tal ação, inclusive, foi apresentada juntamente com educadora do Neic, Juliana Pimentel, em 2019 durante o Projeto Vivências – iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc), que teve como objetivo principal promover a troca de experiências entre os profissionais da Educação Infantil. Além disso, hoje o Águas Brincantes pode ser compartilhado com todos os Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neims) e Conveniados (Neics). O Neic À Caminho da Luz possui atualmente um total de 210 crianças matriculadas e tem a gestão da instituição Casa do Caminho.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de