Prefeitura de Guarujá treina cerca 70 profissionais contra gripe aviária

Em palestra realizada no Procópio Ferreira, servidores receberam orientações para se tornem multiplicadores da informação

Com o intuito de preparar os servidores municipais sobre os cuidados contra a gripe aviária, a Prefeitura de Guarujá realizou um treinamento no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba), no dia 26. A iniciativa da Prefeitura de Guarujá contou com 68 profissionais, entre técnicos da Unidade de Zoonoses, de Vigilância Epidemiológica, agentes de combate a endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem, veterinários, além da Polícia Ambiental.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Carmem Capela destacou os objetivos da capacitação. “Precisamos mostrar os cuidados e orientações necessárias, para que saibam identificar uma ave possivelmente contaminada e os procedimentos a serem seguidos”, relatou.

A ação também teve a participação da médica veterinária da Unidade de Zoonoses, Carolina Cruz, que proferiu palestra sobre a importância de conhecer os procedimentos. “O intuito é preparar os agentes públicos que atuam na linha de frente do problema”, pontuou.

Ao avistar um animal com suspeita da doença, o indivíduo não deve tocá-lo, mas contatar a Guarda Civil Ambiental no telefone (13) 3344-1440 e a Unidade de Zoonoses através do número (13) 3355-6306.

O GCM ambiental José Silva advertiu sobre os perigos de os munícipes tentarem ajudar uma ave que aparenta estar machucada antes de chamar os órgãos competentes. “A pessoa avista uma ave debilitada e, na melhor das intenções, quer pegar e levar ao veterinário. Com isso, já automaticamente se contaminou e pode passar para os próprios animais domésticos, por isso é tão necessário conscientizar a população”, ressaltou.

Sobre a doença

A gripe aviária é diferente de uma gripe comum, pois a ave infectada costuma apresentar espasmos, convulsões e andar cambaleante. Elas podem passar a influenza para outros animais e, consequentemente, aos humanos. Nas pessoas, os sintomas tendem a ser mais brandos.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de