Mutirões de Natal imunizam quase 4.400 pessoas

A 10ª edição aconteceu na Estação das Barcas para contemplar trabalhadores e estudantes que fazem a travessia diariamente

Quadra de escola de samba, igrejas, campo de futebol de várzea, associações de moradores, quadra poliesportiva, salão de eventos, Organizações Não Governamentais (ONGs), Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec), vielas e becos foram locais onde a Prefeitura de Guarujá realizou os mutirões de Natal para ampliar o acesso à vacinação contra a covid-19. Promovidas entre 23 de novembro e 16 de dezembro, os dez mutirões imunizaram 4.389 pessoas. A 10ª edição ocorreu na quinta-feira (16), na Estação das Barcas, em Vicente de Carvalho, onde foram aplicadas 841 doses.

Com a proximidade das festas de final de ano, a Prefeitura intensificou a campanha e promoveu os dez mutirões de Natal em menos de um mês. Para alcançar mais pessoas, a Secretaria de Saúde adotou uma nova estratégia no fim de novembro, montando tendas de vacinação nas comunidades, mas em pontos de grande circulação de pessoas, como igrejas, quadra de escola de samba, campo de futebol e Estação das Barcas.

Nesta programação, foram contemplados alguns bairros, como Vila Baiana, Maré Mansa, Chaparral, Comunidade do Caixão, Comunidade do Caranguejo, Pae Cará/Monteiro da Cruz, Morrinhos, Vila Júlia e Comunidade da Aldeia. A meta da Prefeitura foi democratizar o acesso à imunização e ampliar a cobertura vacinal no Município.

Primeiros mutirões

Os primeiros mutirões são feitos pela Secretaria Municipal de Saúde desde setembro, para que as pessoas que não se vacinaram pudessem ter acesso à imunização. Até novembro, a medida priorizou comunidades em situações de vulnerabilidade social, em territórios mais afastados e com adensamento populacional. Os agentes comunitários de Saúde fazem visitas domiciliares e convidam as pessoas para se vacinarem. No caso dos acamados, a equipe de Saúde vai até a residência do munícipe para aplicar a dose do imunizante.

A vacinação prossegue de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, nos 20 postos de vacinação da Cidade. Confira:

Postos de Vacinação:

1 – UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso;

2 – UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº;

3 – UBS Pernambuco – Rua Samambaia, s/nº;

4 – UBS Pae Cará – Avenida São João, 155;

5 – UBS Vila Baiana – Rua Vereador Orlando Falcão, 172;

6 – Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387;

7 – Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3.000;

8 – Usafa Jardim Boa Esperança – Avenida Adriano Dias dos Santos, 533;

9 – Usafa Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº;

10 – Usafa Jardim Conceiçãozinha – Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº;

11 – Usafa Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25;

12 – Usafa Jardim Las Palmas – Rua José Alves de Oliveira, s/nº;

13 – Usafa Jardim Progresso – Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº;

14 – Usafa Perequê – Rua Rio Branco, 235;

15 – Usafa Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº;

16 – Usafa Sítio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 117;

17 – Usafa Vila Áurea – Rua Francisco de Castro, s/nº;

18 – Usafa Vila Edna – Avenida Brasil, s/n;

19 – Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114;

20 – Usafa Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho Silva, s/nº.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de