Mulheres empreendedoras são destaque em formatura do Programa Acessuas + Inclusão Produtiva

Evento acontece na próxima quarta-feira (3) às 10h, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no encerramento do projeto que prepara pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho

Toda a força da mulher será homenageada na próxima quarta-feira (3), às 10h, por meio da formatura de 101 participantes do projeto Programa Acessuas + Inclusão Produtiva, que tem como objetivo preparar e facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo. Elas são maioria no total de formandos: 99 mulheres e dois homens receberão certificados. O evento acontecerá no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).

No primeiro semestre, as mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Cidade foram destaque ao participarem da qualificação voltada exclusivamente para elas, com a ideia de formar, capacitar e criar uma rede de apoio entre empreendedoras.

A responsável técnica da Acessuas (Acesso ao Serviço Único de Assistência Social), Michelle Rachel de Oliveira, explica que essa troca de experiências é um dos diferenciais dessa formação, que trabalha inclusive o lado emocional. “Elas se reconhecem uma na outra e se fortalecem vendo que não estão sozinhas, apesar de todas as dificuldades. Muitas querem uma oportunidade, mas não sabem por onde começar”, explica.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), vale ainda destacar o papel das mulheres durante a evolução fantástica do número de microempreendedores individuais (MEIs) de 2017 para 2022, passando de 13 mil para mais de 30 mil. “A participação das mulheres é muito importante. Elas querem aperfeiçoar e melhorar seu negócio, em busca de conhecimento e a partir de um olhar novo e sempre na busca pela inovação. As mulheres são interessadas e acreditam na mudança para melhor”, comenta.

Preparação

O programa, realizado por meio das secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e Sedep, teve como diferencial este ano a oferta unificada de diversos projetos das esferas municipal, estadual e federal, funcionando como uma trilha de capacitação contínua aos participantes. O público tem acesso aos projetos Acessuas, do Governo Federal, Bolsa Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, e do Programa Desenvolve Guarujá, da Prefeitura, que engloba as oficinas de capacitação empreendedora Sebrae Delas e Primeiros Passos. Podem participar homens e mulheres.

A fim de preparar os futuros profissionais para o retorno ao mercado de trabalho, é desenvolvido um trabalho focado no resgate da autoestima, da dignidade e a descoberta de novos talentos, contribuindo ainda para a melhora da qualidade de vida, a redução da vulnerabilidade social e a reconstrução do projeto de vida pessoal e profissional.

Além disso, os alunos participam de rodas de conversas sobre direitos, cidadania, empoderamento e autoestima. Todas as ações contam com o acompanhamento da equipe de assistentes sociais da Sedeas, garantindo maior humanização em cada etapa do projeto. O programa ainda conta com a parceria do Sebrae, da Secretaria de Educação de Guarujá e da Paróquia Nossa Senhora da Graça.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de