Guarujá ganha 14ª Bandeira Azul e destaque no Programa Caminhos da Mata

Oficialização do novo selo internacional de qualidade aconteceu nesta sexta-feira (27), no município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina 

Nesta sexta-feira (27), Guarujá finalmente traz a 14ª Bandeira Azul à Praia do Tombo. O novo selo internacional de qualidade acaba de ser oficializado na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa. A orla é recordista em certificações na América do Sul e a única do Estado a ter o reconhecimento em três lugares, pela concessão também ao Iate Clube e Marinas Nacionais. O Programa Caminhos da Mata também ganhou destaque.

A FEE, responsável pelas certificações em todo o Hemisfério Sul, entregou as premiações a representantes de diversas regiões. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente garantiu presença na cerimônia, compartilhando também diversas políticas públicas desenvolvidas na Ilha de Santo Amaro. Em novembro, a data do hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Tombo será anunciada.

Na oportunidade, o Concurso de Melhores Práticas Ambientais 2023, realizado junto ao Programa, rendeu ainda a valorização de uma tradicional iniciativa em educação ambiental. Trata-se do Caminhos da Mata, que há quase 20 anos promove saídas de campo monitoradas com o objetivo de inserir os participantes em um contexto natural, histórico e social. Mais de 50 mil pessoas já vivenciaram a experiência.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, que acompanhou de perto o evento, a conquista é motivo de muito orgulho e alegria. “Manter a Bandeira Azul por 14 anos consecutivos é fruto de um trabalho árduo, executado por diversas mãos, desde a Gestão Municipal, até a colaboração dos moradores e visitantes. Vamos continuar empenhados nesse compromisso”, comemorou o titular da pasta.

Como obter o selo?

Diversos requisitos precisam ser atendidos para a conquista do selo: infraestrutura, qualidade da água, educação ambiental, segurança, turismo sustentável, gestão ambiental, responsabilidade social, entre outros. A meta é conscientizar a população, iniciativa privada e gestores públicos sobre a necessidade de proteger a vida marinha e as zonas costeiras.

Três bandeiras hasteadas

As Marinas Nacionais somam 10 selos Bandeira Azul, enquanto o Iate Clube ganha o segundo. Todos os critérios estabelecidos para a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo foram cumpridos.

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de