Guarujá duplica leitos permanentes de UTI no SUS

Cidade aumentou em 100% a quantidade de leitos públicos permanentes de UTI; resultado já é um legado da pandemia

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira – 7 de abril, a Prefeitura de Guarujá anuncia que o Município ampliou em 100% a quantidade de leitos permanentes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Sistema Único de Saúde (SUS). A Cidade deu um salto de 20 unidades até o ano passado e chegou a 40 leitos públicos de UTI no Hospital Santo Amaro (HSA), no primeiro trimestre deste ano.

A conquista é inédita na Cidade e atende o que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece a proporção de um leito para cada 10 mil habitantes. Inicialmente, a Prefeitura aumentou a quantidade em 50%, passando de 20 para 30, no mês de dezembro. Já os outros dez leitos foram disponibilizados recentemente à população.

Com o arrefecimento da pandemia e a queda nas taxas de internação, que chegou a zero por de 65% durante o mês de março nos leitos de UTI e enfermaria, o Município passa a ter esse legado, que assegura a assistência hospitalar permanente à população.

A Secretaria Municipal de Saúde avalia que os leitos disponibilizados para a covid-19 cumpriram o seu papel e foram determinantes para salvar vidas durante os mais de dois anos de pandemia. A partir deste momento, com o aumento da cobertura vacinal e a redução expressiva nas taxas de ocupação hospitalar, passam a integrar a rede permanente do Sistema Único de Saúde.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de