Guarujá cadastra voluntários para atuar no Programa Linguagens de Educação Integral

Iniciativa visa formar cadastro reserva de facilitadores voluntários para a realização de atividades artístico-culturais e esportivas durante contraturno escolar em 26 unidades escolares da rede municipal

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) abriu nesta segunda-feira (14), as inscrições de cadastro reserva visando a formação de banco de dados para facilitadores voluntários, que deverão atuar no Programa Linguagens da Educação Integral (PLEI) na realização de atividades artístico-culturais e esportivas durante o contraturno escolar na rede municipal de ensino.

O PLEI é uma estratégia da Seduc para a promoção do atendimento em período integral, além do reforço da aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O programa será desenvolvido nas 26 escolas de ensino fundamental. O facilitador receberá como ajuda de custo o valor de R$ 250,00 por turma atendida. Ele poderá atuar em até oito turmas, totalizando ajuda de custo de R$2.000,00 mensais e uma carga horária semanal de 40  horas.

O prazo de cadastro para o edital 001/2022 termina nesta sexta-feira (18). Por isso, os interessados devem se inscrever das 9 às 16 horas, no térreo do Paço Municipal Raphael Vitiello, na Avenida Santos Dumont, 640, no Santo Antonio.

Os futuros facilitadores precisam obedecer a alguns critérios como ter mais de 18 anos e ensino médio completo. É preciso apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência, diploma ou declaração de escolaridade (caso possua), carteira de registro em conselho de classe (caso possua), além de comprovantes de experiência, portfólios e registros fotográficos.

A Secretaria também exige que sejam preenchidos currículo e os requisitos de formação e experiência, conforme consta no Anexo I do referido edital, que foi publicado na edição do último dia 12, no Diário Oficial do Município.

De acordo com a secretária de Educação de Guarujá, “o objetivo da Prefeitura é cadastrar o máximo possível de facilitadores. Através deste banco, que reunirá os voluntários aptos, as unidades de ensino terão acesso a esses cadastrados para atender a demanda de determinadas atividades”, explica.

Atividades físico-esportivas

Atletismo, badminton, basquete, capoeira, xadrez, dama, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de quadra, tênis de mesa, vôlei de praia e vôlei de quadra.

Atividades artístico-culturais

Bijouteria, bordado, cestaria, crochê, macramê, patchwork, fuxico, banda e fanfarra, canto coral, desenho, pintura, cerâmica e escultura, grafite, teatro, cine-escola, ballet clássico, dança contemporânea, dança urbana, jazz, rádio-escola e tv-escola.

Etapas do Edital

Após o período de inscrição, entre os dias 21 de fevereiro a 7 de março, a Secretaria de Educação fará a análise e validação da formação acadêmica, currículo profissional e comprovantes de experiência. Já nos dias 11 e 12 de março, deve ocorrer a publicação da relação de aprovados, e a partir do dia 14, os cadastros serão disponibilizados às unidades.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de