Guarujá assina convênios com o Estado voltados a programas de geração de renda

Foi firmado o repasse de verbas dos programas ‘Cozinhalimento’ e ‘Escolas de Qualificação Profissional’; assinatura aconteceu no último dia 17, no Palácio dos Bandeirantes

O prefeito de Guarujá, assinou na última sexta-feira (17), convênios com o Governo do Estado de São Paulo, para repasse de verbas dos programas ‘Cozinhalimento’ e ‘Escolas de Qualificação Profissional’. A assinatura aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador João Dória.

Também estiveram presentes à cerimônia, o presidente interino do Fundo Social de Solidariedade Guarujá, Jefferson Froes e o superintendente de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Rafael Carvalho.

Por meio do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá (FSS), foi assinado convênio para o repasse de verbas do Programa ‘Escolas de Qualificação Profissional’, do Fundo Social de São Paulo (FUSSP). O valor total prevê pouco maisde R$ 14 mil, que inclui o aporte do Governo do Estado e a contrapartida da Prefeitura. Os recursos serão investidos para formação de novas turmas do Projeto Padaria Artesanal, já desenvolvido pelo Município.

Foi firmado ainda, convênio do Programa ‘Cozinhalimento’, por meio da Sedeas, que visa à implantação de cozinhas industriais nos municípios, que receberão também, cursos de qualificação a serem ministrados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Fundo Social de São Paulo. Será repassado ao Guarujá um total de R$ 100 mil.

“Com o Programa Cozinhalimento, teremos a implantação de uma cozinha experimental para capacitar e qualificar mão de obra, além de incentivar o micro empreendedorismo”, comemorou o prefeito. “O outro convênio é um incentivo à panificação artesanal, lembrando que o Fundo Social já conta com esse trabalho importantíssimo, que já formou várias turmas e com mais esses recursos advindos do Estado, iremos ampliar o número de alunos, abrindo portas e oportunidades de emprego e renda para muito mais pessoas”, ressaltou.

Escolas de Qualificação Profissional

O objetivo do Programa “Escolas de Qualificação Profissional” é promover a capacitação de agentes multiplicadores em áreas consideradas estratégicas e a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesta gestão, o FSSP ampliou a grade com inclusão de novas áreas de qualificação e a partir de 2019, foi incluída, entre outras, a modalidade gastronomia, sendo que o programa Padaria Artesanal foi incorporado à nova Escola de Gastronomia.

 Cozinhalimento

O programa consiste na instalação de cozinhas piloto experimentais, com o objetivo de incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, com a participação do FSSP, que desenvolverá ações de qualificação nas cozinhas experimentais. Serão ministrados os cursos de panificação, confeitaria, salgadeiro e pizzaiolo.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de