Grupamento de Defesa Ambiental registrou 255 resgates de animais

GDA é formado por guardas municipais e tem por finalidade promover a defesa do patrimônio ecológico e ambiental do Município

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), da Guarda Civil Municipal de Guarujá (GCM) contabilizou o resgate de 255 animais ao longo de 2021. Os bichinhos são devolvidos ao hábitat natural e, caso estejam machucados são encaminhados para reabilitação, tanto no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão, como no aquário da Cidade.

O GDA é formado por guardas municipais e tem por finalidade promover a defesa do patrimônio ecológico e ambiental do Município. Os agentes monitoram e inspecionam as áreas de proteção ambiental a fim de evitar invasões e danos à natureza.

Os pedidos de resgate chegam pela Central de Atendimento da GCM, pelo telefone 153. Já foram recolhidas diversas espécies de animais entre eles, saruês (61), abelhas (60), pássaros (29), serpentes (17), vespas (12), corujas (11), bicho-preguiça (10) entre outros.

Os saruês estão entre os bichinhos mais resgatados pela equipe. Ele é um animal silvestre comum na nossa região, que se adapta facilmente às áreas urbanas, devido à disponibilidade de alimento e de abrigo. Eles são facilmente confundidos com ratos, mas têm grande importância e função ecológica por serem dispersores de sementes, ajudando na regeneração das florestas.

Manejo de abelhas

A equipe também é responsável por fazer a captura, remoção e alocação correta de abelhas que se instalam em residências, comércios e locais públicos.

Para fazer o manejo das abelhas, os guardas municipais passaram por uma especialização. Nas ocorrências, eles utilizam o Equipamento de Proteção Individual (EPI) apícola completo, que inclui macacão, botas, luvas e máscaras. Em média, são recolhidos mais cinco enxames por mês.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de