Festival de Balonismo reúne 16 mil pessoas, em Guarujá

A iniciativa passou a integrar o calendário de eventos do Estado de São Paulo

Munícipes e turistas aproveitaram o 3º Festival Internacional de Balonismo de Guarujá, que reuniu cerca de 16 mil pessoas entre sexta-feira (22) e sábado (23). O evento ocorreu na Praça Horácio Lafer, em frente à Praia da Enseada, e contou com carreata de fogo, inflagem de balões multicoloridos, shows musicais e praça de alimentação. O evento foi realizado pela Prefeitura de Guarujá e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

No primeiro dia, a carreata de fogo passou pelas praias do Tombo, Astúrias, Pitangueiras e Enseada até chegar a Praça Horácio Lafer. No percurso, os cestos dos balões seguiriam – sem o tecido superior – nas caçambas de picapes e iluminaram a Cidade com as chamas lançadas pelos maçaricos. Cinco moto clubes com 50 veículos participaram da apresentação: Insanos Baixada Santista, Tritões Guarujá, Bodes do Asfalto Subsede Guarujá, Lobo Solitário (RJ) e Êxitus (RJ).

Já no sábado (23), o ponto alto foi o Night Glow, espetáculo que contou com os quatro balões iluminados e show de luzes. Além disso, profissionais credenciados fizeram um ‘rapel de balão’ – descendo com cordas do cesto do equipamento com as bandeiras de Guarujá e do Brasil – a 10 metros do chão.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com organização da produtora Sambaqui Comunicação e Eventos, também teve caráter social com a arrecadação de alimentos, que serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade do Município. Na oportunidade, foram sorteadas 60 fichas para os visitantes poderem acessar os balões.

O secretário municipal de Turismo destaca que o evento se tornou uma tradição. “Nesta edição, o nosso festival passou a integrar o calendário de eventos turísticos do Estado de São Paulo. É uma grande conquista que ajuda na divulgação e promoção do Município”, comemorou.

Piloto e instrutor, Paulo Toledo, participa de competições nacionais e internacionais há 35 anos. “Balonismo é isso: uma coisa lúdica e colorida. Eu moro em Guarujá há 17 anos e é sempre muito emocionante participar disso e ver a alegria de tanta gente”, definiu Paulo.

Comércio local

Durante os dois dias, o público aproveitou artesanato caiçara, grafite em tempo real, praça de alimentação com drinks e aperitivos diversificados e espaço kids. Comerciante há oito anos, Beatriz Alambert descreve o evento foi uma oportunidade para mostrar um pouco mais do trabalho que realiza na Feira de Artesanato de Pitangueiras. “Temos um box e trabalhamos com lembranças de Guarujá em vários segmentos de souvenirs: toalha, porta-chave, caneca. Estar aqui para nós é excelente. O evento traz uma visibilidade enorme para a Cidade, o que ajuda no turismo e no desenvolvimento econômico”, afirmou.

Atrações musicais

Vários artistas se apresentaram no Festival, como a cantora peruana Adriana Mezzadri, que há sete anos mora em Guarujá. Ela é conhecida internacionalmente pelos temas de trilhas sonoras, como Marcas de Ayer, Sete Vidas e Te Tengo Miedo, entre outros. Também subiram ao palco DJ Marcelinho, Guga Bastos, Blue Note Jazz Fusion, Banda S/A e Eduardo Elói.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de