Em quatro dias, fiscalização nas praias registra mais de mil ocorrências

Maior número de casos foi o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia; no período, foram retiradas das praias 386 caixas de som pelos banhistas, seguindo orientação dos fiscais

A Operação Verão de Fiscalização nas praias 2021/2022 fechou o Carnaval em Guarujá com 1.029 ocorrências. Os dados correspondem ao período de 26 de fevereiro a 1º de março. O maior número de casos registrados foi o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia, que é proibido, conforme o Código de Posturas do Município. Nesses quatro dias, 386 caixas de som foram retiradas das praias pelos banhistas (que representa 37,5% do total das ocorrências) seguindo orientação dos fiscais.

As ações da Operação Verão, que ocorreram ao longo das orlas do Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco, tiveram por objetivo garantir o ordenamento das praias, a segurança dos frequentadores, a qualidade ambiental e a higiene pública.

A montagem de tendas na faixa arenosa foi a segunda maior ocorrência registrada no Carnaval, com 272 desmontes (26,4% das ocorrências), seguida de 107 proibições de animais na faixa de areia (10,4%).

A fiscalização atuou, também, em outras irregularidades ao longo das praias, como no ordenamento do espaço público, vistorias em comércios/alvará, paralisação de churrascos e de atividades esportivas em horários não permitidos. Ambulantes irregulares também estiveram na mira da fiscalização. Pelo menos 43 foram retirados das praias da Cidade.

Além das ações de rotina, fiscais distribuíram panfletos com informações e orientações aos banhistas com relação às regras de utilização das praias, orientando sobre as proibições de uso de aparelhos sonoros, tendas e animais na faixa arenosa. A distribuição do material informativo contou ainda com a participação do Mascote da Cidade – Guarujito, visando atrair a atenção dos visitantes e moradores. Foram mais de 11 mil panfletos distribuídos nos quatro dias de Carnaval.

A operação contou com um efetivo de pouco mais de 200 agentes, entre fiscais municipais, agentes de saúde, guardas civis municipais e policiais militares, além do apoio logístico de várias secretarias municipais, fator essencial para os bons resultados apresentados.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de