De tapete a sofá: Prefeitura de Guarujá retira objetos inusitados de canais da Cidade

Município oferece diariamente serviço do ‘Cata Coisa’, que recolhe materiais inservíveis mediante agendamento. Mesmo assim, falta de consciência da população ainda resulta em ocorrências inusitadas

Duas ocorrências inusitadas chamaram a atenção das equipes da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) de Guarujá: na última semana, operários que realizam a limpeza de canais da Cidade retiraram um sofá e um grande tapete.

O tapete foi encontrado no canal que fica ao lado da Avenida Eva Pereira, no Morrinhos. Já o sofá estava próximo à Avenida Francisco Arnaldo Gimenes, no Santo Antônio. Ambas as situações chamaram a atenção de moradores e dos próprios operários, acostumados à limpeza diária de detritos em canais e tubulações.

“A limpeza é diária e acontece em diferentes localidades da Cidade, com o intuito de manter canais e tubulações o mais livre possível, diminuindo ocorrências de enchentes e alagamentos”, explica o titular da Seurb.

Segundo ele, além de detritos e sedimentos naturais, é bastante comum encontrar materiais como garrafas pet, que acabam não sendo descartadas de maneira correta pelos munícipes. “Infelizmente, ultimamente móveis e objetos de grande porte, como colchões, têm sido encontrados em canais e tubulações com maior frequência, o que prejudica os próprios moradores”, salienta.

 

‘Cata Coisa’ atende mais de mil chamados por mês, em média

Apesar dos casos pontuais de descaso, a maioria dos munícipes, felizmente, procura exercer corretamente a cidadania. O serviço ‘Cata Coisa’, mantido pela Prefeitura, é responsável por recolher materiais inservíveis e diminuir o descarte irregular em espaços públicos, com a ajuda de um caminhão. Foram 17.609 agendamentos para o serviço, entre os anos de 2018 e 2022, uma média mensal de 1.467 solicitações.

A maior parte dos agendamentos é feita via WhatsApp, ferramenta adotada no final de março de 2020, para facilitar o contato da Prefeitura com o munícipe. Em 2022, por exemplo, foram 5.130 agendamentos para o serviço.

Bairros

Deste total, 3.192 foram pelo WhastApp e o maior número de solicitações no período veio dos bairros Santa Rosa, com 293 agendamentos; Jardim Acapulco (282), Pae Cará/Vicente de Carvalho (250), Guaiúba (150), Jardim Las Palmas/Astúrias (148) e Perequê (138).

Já via telefone fixo, em 2022 foram 1.938 agendamentos e os seis primeiros bairros que mais agendaram foram: Santa Rosa (236), Pae Cará (182), Jardim Las Palmas (120), Jardim Boa Esperança/Vicente de Carvalho (101), Centro (98) e Cidade Atlântica/Enseada (88).

De acordo com o superintendente de Assuntos Governamentais de Limpeza Urbana da Seurb, a aderência ao serviço é crescente, desde que foram adotados novos formatos de atendimento, como o WhatsApp.

O ‘Cata Coisa’ permite ao munícipe cooperar com a cidade para que as vias públicas e, sobretudo, canais e córregos permaneçam limpos, evitando que tais detritos sejam descartados irregularmente, acabando por comprometer a vazão das águas pluviais e, consequentemente ocasionando pontos de alagamentos e enchentes.

Além disso, a Prefeitura vem promovendo campanhas educativas, a fim de conscientizar a população para os riscos gerados pelo descarte de lixo e outros materiais em ruas e outras áreas públicas, encostas, terrenos desprovidos de muro e em áreas protegidas por lei.

Regras

O Caminhão ‘Cata Coisa’ funciona semanalmente, de segunda-feira a sábado, porém, os agendamentos devem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. Pelo WhatsApp o contato é  o (13) 99659-4485 ou pelo telefone fixo (13) 3344-3312).

O ‘Cata Coisa’ não recolhe entulho e nem restos de vegetais, como poda de árvores e galhos. Nesse caso, o munícipe deve contratar um serviço particular de caçambas.

A Prefeitura reforça que é proibido despejar detritos e resíduos de qualquer natureza nos passeios, jardins e logradouros públicos, além de rios e canais, terrenos vagos e edifícios abandonados. A multa para este tipo de infração pode chegar a até R$ 10 mil.

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Fonte: Prefeitura de Bertioga


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