Coral e releituras marcam atividades da Semana de Arte Moderna na E.M. 1º de Maio

Atividade acontece nas escolas municipais de ensino fundamental II, em comemoração ao centenário da manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922

 Os alunos da Escola Técnica Municipal 1° de Maio (Jardim Boa Esperança) promoveram uma exposição em comemoração aos 100 anos da Semana da Arte Moderna. O evento aconteceu no último dia 16, com os alunos do 6° ao 9° ano, dos períodos da manhã e tarde. A iniciativa é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).

Ao longo do ano de 2022, todas as escolas municipais de Guarujá dedicaram uma semana em homenagem ao centenário. Cada uma se dedicou a relembrar obras dois artistas, das áreas da literatura, música, pintura e escultura.

Através de um sorteio, a Escola Municipal 1° de Maio ficou com o escritor Sérgio Milliet e o músico Heitor Villa-Lobos. No entanto, também ficou em aberto aos alunos, a opção de homenagear outros artistas da época.

As apresentações envolveram os alunos do 6° e 8° ano, que formaram um coral, cantando composições de Villa-Lobos, além de outras canções mais atuais e eruditas. A sala de aula também foi palco para outras manifestações artísticas, e nos corredores da escola, quadros de pinturas de artistas da época foram expostos.

A aluna do 9° ano, Giovana Pereira França, de 15 anos, se destacou nas pinturas ao fazer releituras de quadros dos renomados artistas Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, como referência à Semana da Arte Moderna de 1922. Ela levou uma semana para concluir os trabalhos finalizados na madrugada anterior à exposição. “Foi difícil encontrar as cores mais próximas possíveis da original, mas no final deu tudo certo”.

Já no período da tarde, as turmas de 9° ano fizeram uma dramatização que consistiu em uma entrevista com Anita Malfatti. A intenção foi se aprofundar ainda mais na vida de uma das mais importantes artistas plásticas da história do Brasil.

As apresentações aconteceriam somente na última terça-feira. Porém, em prol do conhecimento, a orientadora educacional da E.M. 1º de Maio, Cristina Marques, não descarta novos dias de demonstração. “Queremos planejar outro dia de atividades, para que possamos envolver ainda mais os alunos neste tema tão importante para a história da arte e da cultura em nosso País”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de