CTA realiza ação preventiva de ISTs no Instituto Marquês de Olinda

Testes para HIV e sífilis ocorreram para todos os interessados

Para promover o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Móvel da Prefeitura de Guarujá integrou a programação da Semana da Enfermagem do Instituto Marquês de Olinda, com a realização de testes para HIV e sífilis, na manhã de quinta-feira (12). A programação é alusiva ao Dia Internacional da Enfermagem e do(a) Enfermeiro(a), celebrado em 12 de maio

De acordo com o responsável técnico do CTA, o Centro realizou testes tanto para alunos quanto para visitantes. O resultado sai em 20 minutos com 99,9% de precisão.

Brenda da Silva, uma das estudantes da faculdade, se interessou em fazer o teste e destacou a sua importância. “Muita gente não busca esse teste e acaba surgindo dúvidas. Então, acho interessante termos essa oportunidade de fazer aqui na faculdade”, disse Brenda.

O técnico também alerta que caso o resultado dê positivo, o paciente já é encaminhado para a unidade básica de saúde mais próxima. “Somos humanos e é importante cuidarmos de nossa saúde. Focamos tanto no tratamento de outras doenças e esquecemos do HIV, por isso estamos fazendo os testes gratuitos com o intuito de incentivar esse cuidado e de, se der positivo, iniciar o tratamento precoce para ter mais chance de recuperação”, disse.

Semana da Enfermagem

De acordo com a coordenação do Instituto, a Semana da Enfermagem serve como uma forma de retribuição à sociedade e de enfatizar a importância da profissão. Além do CTA Móvel, foi ministrada uma palestra para os alunos de enfermagem sobre a testagem de ISTs.

“Queremos explicar para nossos alunos a diferença entre os testes e as melhores formas de prevenção dessas doenças”, disse uma das organizadoras do evento.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de