Guarujá atende 1.400 homens na Campanha Novembro Azul

A Prefeitura efetuou 710 consultas de urologia, 584 ultrassonografias

 de próstata e 106 cirurgias de vasectomia em um mês

A Prefeitura de Guarujá atendeu 1.400 homens na campanha Novembro Azul, mês dedicado à saúde masculina, com foco na prevenção do câncer de próstata. O balanço da Secretaria Municipal de Saúde traz números específicos sobre atendimentos realizados durante os mutirões promovidos nos sábados do mês passado, no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE).

O levantamento feito pela Superintendência de Regulação, Controle e Remoção da Prefeitura aponta que a Prefeitura avaliou 710 pacientes em consultas de urologia, 584 com ultrassonografia de próstata e efetuou 106 cirurgias de vasectomia. Todos foram encaminhados previamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde Família (Usafas).

Foram realizadas ainda palestras para conscientizar a população sobre a saúde masculina, mobilizações e pedidos para exames nas 21 UBSs e Usafas. Os equipamentos de saúde desenvolveram ações temáticas alusivas à campanha, além de orientações sobre saúde bucal, hipertensão e diabetes.

Vacinação

Paralelamente, foram inseridos mutirões de vacinação contra a covid-19 nas ações do atendimento do Novembro Azul aos sábados e no encerramento da campanha, resultando em 732 doses de vacina aplicadas.

Novembro Azul para cães

A Superintendência de Bem-estar Animal da Prefeitura efetuou ainda uma ação inédita, com exames de ultrassom de próstata em cachorros. Os atendimentos foram feitos no Canil Municipal São Lázaro. Também houve feira de adoção de cães e gatos aos sábados, durante os mutirões no ARE, com o saldo de 14 animais encaminhados para um novo lar.

Encerramento

O encerramento da campanha Novembro Azul foi realizado pela Prefeitura na terça-feira (30) e contou com o Mutirão de Vacinação contra a covid-19, conscientização sobre a importância de prevenção ao câncer de próstata e serviços de estética masculina e feminina promovidos pelo Instituto Embelleze Guarujá na Organização Não Governamental (ONG) Conexão Social, na Comunidade do Caixão, em Vicente de Carvalho.

Foram disponibilizados pedidos de exames do antígeno prostático específico (PSA), para identificar a presença do câncer de próstata e realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids.

O evento foi finalizado com a palestra da vice-prefeita de Guarujá e ginecologista obstetra, sobre a importância do planejamento familiar e prevenção à saúde masculina. “Zeramos a fila de cirurgias de vasectomia até outubro. O diagnóstico precoce de qualquer doença é essencial para o sucesso do tratamento”, pontuou a vice-prefeita.

O assistente social da ONG Conexão Social, Arnaldo da Silva Santos, representou a instituição no evento e destacou a importância da iniciativa. “Nossa comunidade é muito carente, inclusive de informação, e trazer o Novembro Azul para abordarmos os temas que foram tratados facilita para trabalharmos com assuntos como esses no dia-a-dia”, avaliou.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de