Unidade ‘Docinhos’ celebra três anos com 600 atendimentos mensais

A Prefeitura inaugurou a sede própria em novembro de 2018, no mês de prevenção e conscientização sobre diabetes

A Unidade de Especialidade em Diabetes e Obesidade Infantojuvenil da Prefeitura de Guarujá comemorou três anos de inauguração com a marca de 600 atendimentos mensais. A data foi celebrada na quinta-feira (25), em alusão ao mês de prevenção à diabetes. A iniciativa contou com a participação de crianças, adolescentes e jovens do programa ‘Docinhos’, no equipamento de saúde, no bairro Santa Rosa.

A coordenadora da Unidade, Nádia Costa Luz, recorda que o programa “Docinhos” tem cerca de 20 anos, mas somente em 14 de novembro de 2018 – Dia Mundial de Combate à Diabetes – ganhou sede própria. “O espaço físico é importante porque recebemos crianças, temos um ambiente acolhedor e cada profissional tem o seu consultório e o atendimento é todo direcionado, com uma infraestrutura adequada”, avalia.

São atendidos cerca de 600 pacientes por mês, de 0 a 19 anos para diabetes e de 2 a 18 anos para casos de obesidade. As crianças, adolescentes e jovens atendidos são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas) e a equipe da Unidade de Especialidade conta com nutricionista, endocrinologista, fisioterapeuta, psicóloga, profissional de educação física e a equipe de enfermagem.

Vitória

A universitária Vitória Tavares de Souza, de 18 anos, se considera uma vencedora por conciliar suas atividades e o tratamento de diabetes. Atendida a cada 15 dias, Vitória é acompanhada pelo programa há oito anos e decidiu se graduar em Farmácia por causa do ‘Docinhos’. “Entrei com dez anos de idade e fui muito bem acolhida. Eles me ensinaram que posso ter uma vida normal. Os médicos daqui são maravilhosos e a gente tem total apoio e carinho”, relata.

Comemoração

A data foi celebrada com a degustação de alimentos de baixa caloria e índice glicêmico estava sob orientação da nutricionista Flávia Fuzzi Barroso e das estagiárias do curso de Nutrição da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá, além da palestra “PNL e diabetes: identificando nossos sabotadores”, ministrada pelo médico endocrinologista Marcelo Masteguim.

Serviço

A Unidade fica na Avenida Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de