Residência Inclusiva para PcD em Caraguatatuba completa um ano

A Residência Inclusiva para PcDs Selma Meyer Fontes, da Prefeitura de Caraguatatuba, completa um ano de criação. Sua inauguração foi realizada em 8 de dezembro de 2022, sob a coordenadoria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sepedi), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

#PraTodosVerem: Pessoas fazendo atividades em torno de uma mesa (Foto: Divulgação /PMC)

O espaço, voltado para atender pessoas com deficiência (PcD) com idade entre 18 e 59 anos sem vínculos familiares, foi a primeira instituição, no Litoral Norte nesse modelo. Criada pelo Decreto 1.717, de 5 de dezembro de 2022, a Residência é custeada 100% pela Prefeitura.

Administrado por profissionais da Apae  com supervisão da Sepedi, a Residência tem capacidade para abrigar até 10 pessoas e foi criada com o objetivo de proporcionar um lar para pessoas com deficiência que não possuem família ou tenham elos rompidos.

Atualmente a casa abriga dois homens e três mulheres e aguarda para a próxima semana a chegada de mais um homem, que são assistidos por duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, quatro cuidadores, uma cozinheira, um motorista, um auxiliar administrativo e outro de serviços gerais.

#Cadeirante em área externa da casa, ao lado de uma funcionária sentada (Foto: Divulgação/PMC)

A assistente social da Apae e coordenadora da Residência Inclusiva, Renata Gutemberg, lembra do trabalho desafiador que foi buscar referências em outros municípios para implantar a unidade em Caraguatatuba.

Segundo ela, tanto para a Apae quanto para a Prefeitura, enviar essas pessoas para serem acolhidas por outras cidades deixou de ser uma opção. “São pessoas que têm vínculos familiares rompidos, que têm dificuldades como PcDs. Tirá-las de sua cidade para viver em um local desconhecido seria mais um rompimento desumano. Por isso decidimos criar a casa aqui em Caraguá”.

Para Renata, que está no projeto desde sua fase de estudos, tem sido uma bênção. “Daqui da janela da casa onde passo meus dias cuidando deles, vejo o céu azul e também os desafios que enfrentamos de construir laços entre as pessoas que estão aqui. Elas não têm uma história em comum, um passado de amizade, mas aqui, pouco a pouco, vamos construindo esses laços. E quando vemos alguns resultados como um esperando o outro para almoçar, ou jogando juntos dominó, é muito gratificante. Entendemos que todo o trabalho faz sentido. É muito melhor que receber o 13º salário!”.

#PraTodosVerem: Pessoa à mesa, com um bolo e uma xícara de chocolate (Foto: Divulgação /PMC)

E Renata acrescenta: “Aqui, as brigas e a raiva não duram muito. De manhã eles brigam, mas no fim da tarde, um já está perguntando pelo outro. São corações puros, cheios de afeto e amor”.

O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, comemora o primeiro ano de mais um equipamento instituído na gestão do prefeito Aguilar Junior voltado a garantir proteção de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.   “É um orgulho termos aqui na cidade a primeira Residência Inclusiva do Litoral Norte. Esse é o lar de pessoas entre 18 e 59 anos que não têm laços familiares. E poder proporcionar acolhida, segurança e paz a essas pessoas é a principal finalidade desse importante projeto”.

A Residência Inclusiva recebeu o nome da pedagoga e comerciante Selma Meyer Fontes que se dedicou ao longo da vida a projetos sociais na cidade.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de