Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre “Hortas Comunitárias” na 6ª Semana de Segurança Alimentar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Banco de Alimentos e da Secretaria de Urbanismo, realizou, nesta quinta-feira (13) no auditório do Banco de Alimentos uma palestra sobre a criação e cultivo de hortas comunitárias no município.

PraTodosVerem: Secretário de Urbanismo Wilber Cardoso fala a um grup9o de mulheres sentadas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O evento fez parte da 6ª Semana de Segurança Alimentar e contou com a participação do secretário de Urbanismo, Wilber Cardoso, que conversou com os presentes sobre o passo a passo do plantio de hortas comunitárias na cidade.

“O mais importante é ter amor e as mãos de vocês nestas hortas caminhando junto às orientações da Secretaria de Urbanismo. Sem amor, dedicação e engajamento de todo o grupo, nada acontece”, destacou o secretário.

Interessados em cultivar este tipo de produção em sua vizinhança devem, primeiramente, fechar um grupo com, no mínimo, cinco pessoas interessadas. A partir daí, este grupo deverá localizar uma área pública em seu bairro que possa ser usada para o plantio desta horta.

Com o endereço em mãos, o grupo deve procurar a Secretaria de Urbanismo para manifestar interesse oficial na criação de uma horta comunitária em seu bairro. Cabe à secretaria verificar a possibilidade deste plantio e, em casos positivos, a Prefeitura de Caraguatatuba fornecerá o material e o corpo técnico para capacitação destes moradores.

De acordo com o secretário de Urbanismo, após a realização do plantio, a manutenção destas hortas passa a ser responsabilidade da população. O secretário também destacou que, caso o poder público necessite desta área em algum momento futuramente, a população será informada.

“Os grupos também poderão ser formados por pessoas de diferentes regiões. O importante é que os envolvidos tenham afinco e força de vontade”, afirmou Wilber Cardoso.

A Semana de Segurança Alimentar foi instituída pela Lei 1.374. de 03 de abril de 2007, que estabelece a Semana de Combate a Fome e a Desnutrição “Josué de Castro” no município de Caraguatatuba, do ex-vereador Francisco Carlos Marcelino.

A 6ª Semana de Segurança Alimentar contou com a participação de cerca de 20 pessoas da comunidade, e alcançou pessoas de diversos segmentos.

Todos os eventos foram realizados na sede do Banco de Alimentos, exceto o encerramento, que será promovido no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

O primeiro dia do evento contou com a “Oficina de Temperos com Receita do Tempero Caiçara”; ministrado pela nutricionista Cintia Araújo; no segundo dia os participantes puderam prestigiar a “Oficina de Aproveitamento Integral”, com Chef Daniel dos Santos Siqueira.

Ao final, os participantes receberão certificados emitidos pelo Banco de Alimentos/Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável).

O Banco de Alimentos, além de receber doações de alimentos sem valor comercial e próprios para o consumo e fazer o encaminhamento dos produtos a diversas entidades sociais da cidade, também promove atividades de educação nutricional como cursos e oficinas.

O encerramento da Semana de Segurança Alimentar acontece nesta sexta-feira (14), às 14h, no Auditório Maristela de Oliveira (Fundacc) com as palestras da nutricionista Miriã da Silva Alexandre, com o tema “Cultivo de Ora-pró-Nobis e consumo de Planta Alimentícia não Convencional (PANC)” e da Gastróloga Melissa Vidal Leite sobre gastronomia

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de